Banner 2
Banner 3
Banner 1

Waldeck Carneiro é o novo coordenador do Fórum Estadual de Educação


13/02/2025


Do site Toda Palavra

Waldeck Carneiro, professor titular da Faculdade de Educação da UFF, que é associado da ABI, tomou posse, na terça-feira (11), no histórico auditório da Associação Brasileira de Imprensa, como Coordenador-Geral do Fórum Estadual de Educação do Rio de Janeiro (FEERJ), em substituição à professora Malvina Tuttman, que exerceu dois mandatos consecutivos no comando do FEERJ, de 2021 a 2025.

O FEERJ, a exemplo do Fórum Nacional de Educação, é uma instância de Estado, de composição bipartite (Poder Público e Sociedade Civil), cujas principais missões são planejar e coordenar o processo participativo de elaboração do plano estadual de educação, que é um plano de metas decenal; monitorar as políticas estaduais de educação, de modo a acompanhar se elas contribuem para o cumprimento das metas do plano estadual; e fomentar a criação ou consolidação de fóruns de educação nos municípios fluminenses.

Registre-se que, atualmente, o Rio de Janeiro é o único estado brasileiro que não tem um plano estadual de educação em vigor, como determina a legislação federal.
Sobre seu sucessor na coordenação geral do FEERJ, a professora Malvina Tuttman ressaltou:“Com sua qualificada experiência acadêmica e política e com seus genuínos compromissos com a educação pública, sei que o FEERJ será muito bem gerido pelo professor Waldeck”, disse ela.
Em seu discurso, Waldeck Carneiro deu o tom:
“O FEERJ vai ser muito vigilante em relação à aprovação do plano estadual de educação. Não é possível que o Rio de Janeiro, pela segunda vez, seja o patinho feio da Federação em relação ao planejamento decenal da educação. Vamos também monitorar de perto a política estadual de educação e visitar cada município fluminense para fortalecer os fóruns locais de educação”, afirmou.
O Fórum Estadual de Educação é gerido por uma coordenação colegiada com oito membros, sob a liderança do coordenador-geral. Seu mandato é de dois anos, admitida uma recondução.