Por Altamiro Borges, em Blog do Miro
Nas eleições mais violentas dos últimos tempos – com 338 casos de agressão somente entre julho e setembro, que já resultaram em 33 mortes –, a ameaça postada pelo vereador Inspetor Alberto (PL) deveria ser rapidamente apurada e rigorosamente punida. Cabo eleitoral do bolsonarista André Fernandes (PL), candidato a prefeito em Fortaleza, ele gravou um vídeo na quarta-feira (23) prometendo matar o petista Evandro Leitão (PT), que disputa o segundo turno da capital cearense:
“Prepara teu caixão, vagabundo”, gritou o vereador, enquanto era filmado. No vídeo, ele aparece usando colete e exibe o número do seu partido – 22. Ele ainda chama o candidato das esquerdas de “filha da puta” e afirma, em tom macabro, que o “Leitão vai para a churrasqueira”. Diante da grave ameaça, o petista prestou queixa na delegacia de polícia e abriu um Boletim de Ocorrência:
“Tais declarações se tratam de ameaças graves, proferidas publicamente e que colocam em risco a minha segurança. Por este motivo, venho registrar esta ocorrência, solicitando as providências cabíveis para a proteção da minha integridade física e moral”, afirma o BO. Em entrevista ao site UOL, Evandro Leitão também condenou o candidato do PL à prefeitura. “É inaceitável esse tipo de comportamento da campanha de André Fernandes, que é movida pela intolerância e pelo ódio”.
Metido a valentão, bolsonarista já recuou
Como todo bolsonarista o metido a valentão, o tal Inspetor Alberto logo apagou o vídeo em seu Instagram e afirmou cinicamente que cometeu um “erro de palavra”. O hipócrita jura que não queria dizer “caixão”. “Se você vir o vídeo todo, eu falo em assar porco, e aí eu falo colocar o leitão [sobrenome do candidato] na churrasqueira, e que prepare o carvão, só que falei caixão. No meu subconsciente, acreditei que havia falado carvão e fui pra casa de boa. Mas se for pra pedir desculpa, peço, porque foi um erro de palavra”.
Será que a Justiça vai aceitar essa bravata escabrosa? Será que o tal vereador ficará impune? Essa não é a primeira vez que o Inspetor Alberto – que em suas redes sociais enfatiza que é policial civil e exibe o lema bolsonarista “Deus, pátria, família e liberdade” – faz ameaças do tipo. Em 2021, ele foi condenado a pagar uma multa por divulgar um vídeo atirando em uma foto do presidente Lula, gravado em 2019. A pena foi pequena e não conteve seu ódio e agressividade. Ficará impune?
Será que a Justiça Eleitoral também não fará nada contra o asqueroso André Fernandes? Será que o eleitor de Fortaleza aceitará ser tratado como imbecil? A conferir no domingo, dia 27!