03/07/2025
Ao longo de sua história, o povo cubano tem resistido bravamente às inúmeras tentativas de minar o seu processo revolucionário. O bloqueio econômico infligido pelos Estados Unidos, fortemente agravado com o governo Trump e acatado por inúmeros países tem consequências avassaladoras sobre a economia do país, dificultando o atendimento de necessidades básicas.
Nesse momento, Cuba passa por uma das crises mais graves já sofridas pelo país, com falta de energia, gás, medicamentos e insumos hospitalares comprometendo gravemente o atendimento a saúde de sua população.
Lembremos que este país, apesar de toda hostilidade sofrida, nunca se furtou a prestar sua solidariedade inconteste com todos os povos que necessitam de apoio, especialmente com o trabalho voluntário de seus médicos.
Assim, nós que acreditamos na justeza de seu processo político queremos contribuir na medida do possível para mitigar tal situação. Sabemos que isso significa uma gota d’água no oceano, mas não podemos nos omitir diante de uma injustiça.
Esta campanha solidária visa à arrecadação de recursos para adquirir medicamentos que, para cumprir os trâmites oficiais de doação já foi feita uma consulta ao Ministério da Saúde de Cuba, solicitando a relação dos medicamentos mais necessários nesse momento. O passo seguinte será a compra e envio dos medicamentos que podem ser comprados diretamente de laboratórios, mas a quantidade mínima para venda fica em torno de 200 mil reais.
Para isso estamos propondo conseguir reunir MIL colaboradores que possam contribuir a partir de 200 reais cada para que cheguemos ao valor mínimo requerido pelo laboratório. Para tanto, será necessário ampliar ao máximo essa campanha para conseguirmos levantar essa quantia.
O dinheiro deverá ser depositado na conta do Instituto Cultivar, uma entidade do MST para ações de solidariedade, cujos dados seguem abaixo:
Instituto Cultivar CNPJ: 11.586.301/0001-65
Caixa Econômica Federal
Chave PIX: a34d8347-2a43-4ed6-b2d7-c755291bd917