26/02/2010
O relatório “Radiodifusão – uma abordagem numérica”, divulgado pela Associação Brasileira de Empresas de Rádio e Televisão (Abert) em seu site mostra que houve um aumento da presença do rádio e da televisão nos lares brasileiros, de acordo com dados atualizados divulgados pelo IBGE.
De acordo com o estudo, elaborado pelo economista e Diretor geral da Abert, Luís Roberto Antonik, 95,1% da população brasileira têm aparelho de televisão em casa TV, o que significa que houve um aumento de cerca de 6% em relação a 2001. Os números referentes ao rádio são: 88,9%, em 2008, contra 88,0%, no mesmo período. Juntas, as duas mídias chegam a mais de 57 milhões de domicílios no País.
O relatório da Abert traz também um panorama da situação socioeconômica brasileira, relacionado com o desempenho da radiodifusão e o acesso da população aos diferentes meios de comunicação disponíveis no País.
O estudo traz, ainda, uma radiografia da situação econômica e social brasileira, relacionando-a com o desempenho da radiodifusão e o acesso aos diversos meios de comunicação.
BBC encolhe
Enquanto no Brasil, como vimos acima, segundo a Abert o rádio e a TV estão em alta, o grupo britânico BBC anunciou o fechamento das emissoras de rádio “6 Music” (digital) e a BBC Ásia Network, além de metade de seus websites.
A empresa diz que a medida faz parte de um plano de reestruturação estratégica — com cortes que serão anunciados em março —, cujo objetivo é diminuir custos. Dessa forma a BBC vai ser obrigada a importar um número maior de programas que são produzidos nos Estados Unidos.
(*) Com informações da Adnews.