29/08/2006
Henrique Moraes*
Na última aula da segunda turma do Curso de Assessoria de Imprensa da ABI, neste sábado, dia 26, a professora Ilza Araújo contou com a participação da jornalista Terezinha Santos, consultora da Petrobras e Diretora da TFS Comunicação, agência especializada na consolidação de imagem corporativa. A convidada falou sobre gestão de crises e explicou aos alunos o posicionamento ideal diante das dificuldades:
— Antes de tudo, as empresas precisam desenvolver ações proativas para evitar ao máximo o risco de crise. Vale lembrar que os assessores de imprensa têm que estar atentos em alertar seu cliente para sua empresa nunca projetar uma imagem além do real. É o que chamamos de falso marketing. Afinal, é uma tática que não se sustenta por muito tempo e pode ser fatal se descoberto pela imprensa.
Para os assessores de imprensa que estão entrando agora no mercado de trabalho, Terezinha avisa:
— Estejam atentos a tudo o que acontece na empresa em que trabalham. Aconselho também ler todos os temas relacionados ao universo do setor em que ela está inserida.
Depois da aula, o jornalista Walmor Freitas, um dos 23 alunos da turma, afirmou que o curso superou suas expectativas:
— Como o conteúdo foi bem abrangente, acredito que serviu tanto para os profissionais que estão iniciando a carreira agora quanto para os que já trabalham no mercado há alguns anos, como eu.
* Henrique Moraes foi aluno dos Cursos de Jornalismo Investigativo e Assessoria de Imprensa da ABI