A ABI realizou, nessa sexta-feira (23), no auditório do 9.o andar, da sua sede, no Rio de Janeiro, o Ato pelos 70 anos da morte de Getúlio Vargas. Intitulado O legado de Vargas – o estadista que plantou as raízes do desenvolvimento e da soberania nacional.
O ato contou com a presença de familiares, historiadores, economistas, lideranças partidárias e sindicalistas. O bisneto de Vargas, Jonathan Vargas, representou a família.
Foram três Mesas de Debates.
Na primeira, presidida pelo coordenador da Comissão de Educação, Vitor Iório, falaram o presidente da ABI, Octávio Costa, que destacou a relação de Vargas com a ABI; o professor Darc Costa, ex-vice-presidente do BNDES e professor da ESG; e foi exibido um vídeo com o depoimento da presidente da Petrobras, Magda Chambriard.
Veja aqui a fala do presidente da ABI, Octávio Costa.
Veja aqui o depoimento da presidente da Petrobras, Magda Chambriard.
Na segunda Mesa, presidida pelo jornalista Osvaldo Maneschy, falaram Fernando Siqueira, ex-presidente da AEPT; o ex-deputado federal, Vivaldo Barbosa, presidente do PTB; o jornalista Lucas Alvarez; e Henrique Matiese, diretor do Centro de Memória do PDT.
Na terceira Mesa, presidida pelo presidente do Conselho Deliberativo da ABI, Marcos Gomes, falaram o radialista da Rádio Nacional, Roberto Salvador; o bisneto de Getúlio Vargas, Jonathan Vargas; e o diretor do Correio da Manhã, Cláudio Magnavita.
Veja aqui a fala do bisneto de Getúlio, Jonathan Vargas.
O Ato foi encerrado com um vídeo da carta testamento de Getúlio Vargas. Veja aqui o vídeo.
Veja aqui a íntegra do Ato.