03/12/2024
Por Lia Vieira (*)
A obra Nosso jeito de Celebrar de autoria de Frei Athaylton, o Frei Tatá, e de Maria Adelaide de Deus, é um livro repleto de imagens, experiências fantásticas sobre Celebração, mas também de reafirmação de nossos valores, com relatos de um poeta-pregador e seu universo histórico, cultural, afetivo.
“Essa obra transita em um atrevimento incontido de verdades psicológicas e confrontam premissas racistas, sexistas, homofóbicas e as pressões contínuas das marginalidades históricas. São interpretações de Fé e Vida, da Filosofia, do Tempo e do Povo, que devem, inclusive, serem levadas as salas de aulas “, assinala Lia Vieira.
Em seu prefácio, Lia Vieira compara a leitura de Nosso jeito de celebrar ao resgate da memória do Tombamento do Terreiro de Candomblé Ile Asé Opo Afonja, em Salvador, e a visita a Igreja Nossa Senhora da Boa Morte, Cachoeira de São Felix, também Salvador, entre tantas outras viagens.
Oferece lições valiosas sobre a complexidade das interações sociais e das fragilidades das convenções. Fala-se aqui da Celebração como um instrumento de comunicação com o interior das pessoas.
Lançado pela editora Nandyala, especializado em africanidades, educação e sustentabilidade, Frei Tatá e Maria Adelaide autografam a obra nesta quarta-feira, 4/12, às 9h, na Capela São Mateus, no domingo, 8/12, às 9h, na Capela Santo Antonio, em Nilópolis, nesse mesmo dia, na Blooks Livraria, Praia de Botafogo, 316, e na sexta-feira, 13/12, às 18h30, na Livraria Córdula, em São João de Meriti.
(*) escritora e integra a diretoria de Igualdade Étnico-Racial da ABI.