“No rastro de Luther King, um sonho: conhecer a África”


16/08/2024


O jornalista Ivan Accioly, nosso entrevistado em mais um episódio da série Acervo Jornalista Gustavo de Lacerda, tinha um ano de idade quando Martin Luther King subiu os degraus do Lincoln Memorial em Washington D.C, nos Estados Unidos, para o histórico I Have a Dream. Este mês, o discurso de Luther King completa 61 anos. Um marco histórico sobretudo para o movimento pelos direitos civis dos negros americanos.

Accioly, hoje com 62 anos, foi influenciado por essa atmosfera. Cresceu no rastro deixado por Luther King e de escritores como Stokely Carmichael e Charles Hamilton (autores de Black Power: Politics of Liberation in America); caminhou na esteira de movimentos como MNU (Movimento Negro Unificado) no Brasil; e formou consciência lendo e ouvindo Lélia Gonzalez e Januário Garcia em momentos diferentes de sua vida profissional.

Com passagem por várias redações, o jornalista conta como enfrentou o racismo, a discriminação e o preconceito ao longo de mais de 30 anos de profissão.

“Sobre racismo, considero improvável pessoas negras que não o tenham enfrentado. Seja em casos explícitos, seja com as micro agressões. Não fugi à regra” – afirma. E acrescenta: “Desde sempre pontuei, demarquei os espaços contra o racismo. Atuei junto com o movimento negro, embora sem participar diretamente das entidades, pois direcionei minha militância à área sindical do jornalismo”.

Accioly defende enfrentar o preconceito com educação: “Tem que ensinar. Fazer com que essas pessoas entendam que os locais de poder também podem ser ocupados por pessoas negras”.

E como Luther King também tem sonhos. Um deles? “Fazer uma viagem para a África e conhecer particularmente Angola, Moçambique e Benin”.

O jornalista Ivan Accioly nasceu em 1962 na maternidade Clara Basbaum, no bairro de Botafogo, na Zona Sul do Rio. Estudou o ensino fundamental na Escola Municipal Joaquim Nabuco no mesmo bairro e cursou o ensino médio no Colégio Estadual Amaro Cavalcanti, no Largo do Machado. Fez comunicação, com habilitação em jornalismo, na Escola de Comunicação (ECO) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A entrevista com o jornalista Ivan Accioly é a 11ª da série do Acervo Jornalista Gustavo de Lacerda, que vai ao ar no canal ABI TV no Youtube, nesta terça-feira, 20/8, às 11h – https://youtu.be/sn_bowjbDqy . O programa é uma iniciativa da Diretoria de Igualdade Étnico-Racial da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), liderada pelo jornalista Luiz Paulo Lima, em parceria com o Departamento de Comunicação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO), representado pelos professores Mauro Silveira e Carlos Alves. Esta série vem preencher uma lacuna na preservação da memória e da história da imprensa negra no Brasil e, ao mesmo tempo, destacar a importância da diversidade étnico-racial no jornalismo.

Conheça outros programas do Acervo Jornalista Gustavo de Lacerda no link: https://www.youtube.com/playlist?list=PL-yIaqpLeolT5Nw8On_hMAdR8FyL2ioH7