Banner 2
Banner 3
Banner 1

Mulher e Meio Ambiente


05/06/2025


Por Gloria Alvarez, Diretora de Mulheres e LGBTQIA+

A ONU destacou a poluição por plásticos como o tema-debate para este Dia Internacional do Meio Ambiente, hoje, dia 05 de junho de 2025.

“A poluição por plásticos está a sufocar o nosso planeta, prejudicando os ecossistemas, o bem-estar e o clima. Os resíduos de plástico entopem os rios, poluem os oceanos e põem em perigo a vida selvagem”, diz o secretário-geral da ONU, António Guterres, em mensagem para o Dia Internacional do Meio Ambiente.

Guterres lembra que quando decomposto em pequenas partículas, o plástico chega a todos os cantos da Terra, do topo do Monte Everest às profundezas dos oceanos, e mesmo aos cérebros humanos e ao leite materno.
Precisamos reforçar que as mulheres (portadoras desse leite materno contaminado), frequentemente são responsáveis pelo cuidado na casa e na família, protagonizam a preservação do meio ambiente e enfrentam desafios específicos nas áreas ambiental e de igualdade de gênero. Sofrem com essa desigualdade e, na maioria das vezes, enfrentam solitariamente desafios climáticos como os que temos visto nos últimos dias.

Impossível deixarmos de lembrar a brasileira Marina Silva, a grande ativista que defende, com garra, o meio ambiente planetário e, hoje, é Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima. Trata-se da protagonista dessa luta pela qualidade da vida na Terra. No dia de hoje, ela merece todos os nossos aplausos.