Banner 1
Banner 2
Banner 3

MPB, instrumento de resistência à ditadura


Por João Batista de Abreu, conselheiro da ABI e professor da UFF

Há 60 anos as botas da opressão chutaram para escanteio a democracia e impuseram o autoritarismo no Brasil. Foram 21 anos de tempos sombrios, que marcaram a história do país e de brasileiros que sonhavam com a utopia. Hoje nem todos os jovens têm conhecimento do que foi esse período caracterizado pelo arbítrio, a tortura e a perda da liberdade de expressão.

A música popular brasileira desempenhou papel importante na resistência à censura. Compositores como Gilberto Gil, Chico Buarque de Holanda, Geraldo Vandré, João Bosco, Aldir Blanc, Belchior, Ivan Lins, Vitor Martins e tantos outros prestaram serviço relevante mostrando aquilo que a ditadura desejava esconder. A poesia tornou-se instrumento de combate à ignorância.

Duas estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Federal Fluminense – Sthefaniy Pereira, de Maricá, e Isabela Bittencourt, de Niterói – produziram o podcast Espinhos e Pétalas, para a disciplina Técnicas de Radiodrama, com edição de Marcelo Santos, que recupera essa história de resistência que bem poderia servir de material paradidático exibido nas escolas do ensino fundamental e médio país afora.

Como diz o filósofo francês Michel Foucault, assumir uma atitude crítica na sociedade é questionar os discursos de verdade que se pretendem perpetuados pela autoridade.

Ouça aqui