Banner 2
Banner 3
Banner 1

Morre a jornalista Miriam Aquino


07/01/2025


Foto: Robson Regato/TeleSíntese

Morreu, na manhã desta terça-feira (7/1), a jornalista e empresária Miriam Aquino. Nascida no Rio de Janeiro, ela veio ainda bebê para Brasília, onde fez carreira no jornalismo, passando por veículos como O Globo,Correio Braziliense e Jornal de Brasília. Atualmente, comandava a editora Momento Editorial, focada em tecnologia da informação e telecomunicações.

Miriam estudou na Universidade de Brasília (UnB), onde participou ativamente do Diretório Central dos Estudantes. Enquanto universitária, participava também das festas e do carnaval da cidade. Ela inclusive apareceu no Correio Brazilienseem 1984, fantasiada com as amigas do movimento Diretas Já no Pacotão, tradicional celebração carnavalesca de Brasília.

Miriam Aquino e amigas no "Pacotão", em 1984. Ela está identificada com a letra A
Miriam Aquino e amigas no “Pacotão”, em 1984. Ela está identificada com a letra A(foto: Arquivo Pessoal/Reprodução)

Depois de formada, foi jornalista econômica. Em seguida, voltou-se para as telecomunicações e abriu a própria empresa em 2005. Ao todo, tinha 30 anos de carreira.

A jornalista trabalhou no Correio Braziliense entre 1982 e 1985.

Em seu perfil no LinkedIn, ela relata que ainda trabalhou para a Organização das Nações Unidas (ONU) por meio de Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) manifestou seu pesar pelo falecimento de Miriam Aquino, presidente e fundadora do portal Tele.Síntese. “Sua trajetória profissional sempre esteve conectada à história do setor de telecomunicações do Brasil, a qual dedicou-se com empenho, isenção e paixão. Prestamos condolências a seus familiares e amigos neste momento difícil”, disse em nota.

Apesar de o escritório da empresa ser localizado em São Paulo, Miriam morava em Brasília com a família. A empresária era muito querida pelos parentes e amigos. Descrita com uma personalidade encantadora, estava em uma ótima fase pessoal e profissional.

Ela deixa dois filhos, Diego e Danilo. “Ela era uma mãezona, muito apegada aos meninos”, completou o ex-marido.

O velório será nessa quarta-feira (8), às 14h00, na Capela 3 do Campo da Esperança.