07/01/2025
Foto: Robson Regato/TeleSíntese
Morreu, na manhã desta terça-feira (7/1), a jornalista e empresária Miriam Aquino. Nascida no Rio de Janeiro, ela veio ainda bebê para Brasília, onde fez carreira no jornalismo, passando por veículos como O Globo,Correio Braziliense e Jornal de Brasília. Atualmente, comandava a editora Momento Editorial, focada em tecnologia da informação e telecomunicações.
Miriam estudou na Universidade de Brasília (UnB), onde participou ativamente do Diretório Central dos Estudantes. Enquanto universitária, participava também das festas e do carnaval da cidade. Ela inclusive apareceu no Correio Brazilienseem 1984, fantasiada com as amigas do movimento Diretas Já no Pacotão, tradicional celebração carnavalesca de Brasília.
Depois de formada, foi jornalista econômica. Em seguida, voltou-se para as telecomunicações e abriu a própria empresa em 2005. Ao todo, tinha 30 anos de carreira.
A jornalista trabalhou no Correio Braziliense entre 1982 e 1985.
Em seu perfil no LinkedIn, ela relata que ainda trabalhou para a Organização das Nações Unidas (ONU) por meio de Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
Apesar de o escritório da empresa ser localizado em São Paulo, Miriam morava em Brasília com a família. A empresária era muito querida pelos parentes e amigos. Descrita com uma personalidade encantadora, estava em uma ótima fase pessoal e profissional.
Ela deixa dois filhos, Diego e Danilo. “Ela era uma mãezona, muito apegada aos meninos”, completou o ex-marido.
O velório será nessa quarta-feira (8), às 14h00, na Capela 3 do Campo da Esperança.