Banner 2
Banner 3
Banner 1

ABI participa do XIII Ato em Defesa da Democracia no Congresso Nacional


04/08/2026


Por Regina Pimenta, vice-presidente da ABI

É uma honra estar representando a ABI, uma das mais antigas entidades da sociedade civil, com seus 118 anos. E revigorante nos reunirmos com tantas pessoas e representantes de entidades públicas e da sociedade civil que compartilham a mesma visão de mundo, dos direitos fundamentais e o mesmo ideal democrático.

Mais do que nunca, ou talvez como sempre, precisamos estar atentos e ativos diante dessa onda conservadora que nos atinge.

A situação é preocupante: depois que veio a público o diálogo em que Flávio Bolsonaro pede a Daniel Vorcaro R$ 134 mi jilhões, depois do vídeo em que Michelle Bolsonaro o critica, e depois de todos os episódios em que o filho de Bolsonaro humilhou nossa cidadania, ofereceu de bandeja a nossa soberania e nossas riquezas, o candidato ainda agrada a uma imensa parcela de brasileiros.

Segundo as mais recentes pesquisas, ele mantém os 43% das intenções de voto que tem desde maio, enquanto Lula subiu para 48%. Na pesquisa Genial Quest divulgada hoje, ele empata com Lula no segundo turno.

Mesmo que se questione a metodologia ou a lisura das pesquisas, elas mostram que é hora de luta e de garantir uma vitoria incontestável para a chapa Lula-Alckmin, com votos suficientes para eleger um congresso mais comprometido com o nosso país.