09/06/2006
![]() |
Com os jogos da Copa acontecendo entre 10h e 16h, o negócio é garantir um aparelho de televisão por perto mesmo no trabalho. Mas as emissoras abertas Globo, Bandeirantes, Record, Rede TV e SBT prepararam uma programação que promete mostrar mais que os lances das partidas do Mundial. Para isso, enviaram à Europa o maior contingente de profissionais brasileiros — 385 pessoas — até agora em Copas do Mundo.
Os jogos serão captados para televisão de alta definição no padrão HDTV, a que o público brasileiro não tem acesso — ou seja, aqui a qualidade das imagens será a mesma de todos os dias.
Na TV aberta, a Globo tem os direitos de transmissão; nos canais por assinatura, eles são da SporTV (que transmitirá os jogos em formato widescreen), da ESPN Brasil e da BandSports. Nenhuma emissora revela o custo de seus investimentos na Copa, mas sabe-se que os gastos serão superiores aos do Mundial de 2002, mesmo com o torneio daquele ano tendo sido disputado em dois países (Coréia e Japão).
Para transmitir ao vivo 56 dos 64 jogos da Copa, a TV Globo enviou à Alemanha o maior número de profissionais das emissoras brasileiras: são 160 profissionais (entre jornalistas, comentaristas, locutores, técnicos e engenheiros), sendo que parte do grupo estará a serviço da SporTV.
O Sistema Globo de Rádio também transmite os jogos da Copa. A Rádio Globo anunciou que veiculará em rede nacional 40 partidas: as 25 da primeira fase e as 15 das etapas finais. A CBN fará a transmissão de 20 jogos, com uma equipe distinta da que foi enviada pela Globo.
A equipe do Sistema Globo de Rádio na Alemanha é composta por dez profissionais: os locutores José Carlos Araújo, Oscar Ulisses e Evaldo José, o comentarista e ex-jogador Raí, os repórteres Heraldo Leite e Ângelo Antunes, dois operadores, um técnico de logística e, no comando, o jornalista Álvaro de Oliveira Filho, Gerente Nacional de Esportes do SGR.
O diferencial na TV aberta
![]() |
Única emissora com direito de transmitir os jogos, vai mostrar 56 partidas ao vivo, com narração de Galvão Bueno, Cléber Machado e Luiz Roberto. Nos dias de jogos do Brasil, ao final da edição do “Jornal da Globo”, haverá mesas-redondas comandadas por Galvão Bueno. Quando houver jogos simultâneos, a partida que não for exibida ao vivo será transmitida em videoteipe na manhã seguinte. Aos domingos, Fátima Bernardes, Pedro Bial e Galvão Bueno farão um programa especial, dividido em três edições com 50 minutos de duração.
![]() |
Tem uma equipe de 25 profissionais na Alemanha, enviando diariamente reportagens especiais para o os programas “Debate bola” (de segunda a sexta-feira, às 12h15) e “Terceiro tempo”, que é apresentado por Milton Neves aos domingos, às 22h30.
![]() |
Faz apenas a cobertura jornalística da seleção brasileira e de outras que aparecem como favoritas no Mundial da Alemanha, exibindo o material no “SBT Brasil” e no “Jornal do SBT”, nas edições da manhã e da noite.
![]() |
O programa de debates “Apito final”, comandado por Luciano do Valle, diariamente, à 0h15, será gerado das cidades em que a seleção brasileira estiver jogando. Os jornalistas Roberto Cabrini e Mariana Ferrão serão os âncoras do “Jornal da noite” e do “Jornal da Band”, com transmissão direta de Munique.
![]() |
A emissora enviou uma equipe de 20 profissionais à Alemanha, mas não exibirá nenhum programa ao vivo. Todas as matérias da Copa irão ao ar diariamente em boletins, na grade dos telejornais e nos programas “TV fama” e o “Bola na rede”, mesa-redonda comandada por Fernando Vannucci. A equipe do “Pânico na TV” também está na Alemanha.
O diferencial na TV por assinatura
![]() |
Promete exibir todos os jogos da Copa em três canais. No SporTV 2, serão transmitidas as estatísticas dos jogos em tempo real, num sistema multitela com três janelas. Já o SporTV Copa vai mostrar as partidas em widescreen (tela com formato 16×9) e som digital Dolby 5.1.
![]() |
Sob o comando do jornalista José Trajano, a emissora transmitirá os 64 jogos ao vivo. Conta para isso com uma equipe de 40 profissionais. Estão na Alemanha, entre outros, os comentaristas Juca Kfouri, Márcio Guedes e Antero Greco; Fernando Calazans (colunista do Globo), Paulo Soares e José Trajano — que apresentarão a mesa-redonda “Linha de passe”, diariamente, às 20h; a apresentadora Soninha — que será âncora do “Bate bola”; e Marcelo Duarte — apresentador de “Loucos por Copa”, programa com curiosidades sobre o Mundial que irá ao ar aos domingos, às 22h.
![]() |
Exibirá 56 jogos ao vivo e conta com uma equipe de 50 profissionais. Os jogos serão narrados por Luciano do Valle e Sílvio Luiz. A melhor partida do dia será reapresentada às 19h. Toda tarde, Sílvio Luiz apresentará o programa “Depois do jogo” e à noite a emissora exibe o “Apito final”, com Luciano do Valle.