06/06/2025
Foto: Ricardo Stuckert / PR
Na manhã desta sexta-feira (6), em Saint-Denis, o presidente Lula foi homenageado com um dos títulos mais importantes da academia mundial: Doutor Honoris Causa da Universidade Paris 8 – Vincennes Saint-Denis.
A escolha diz muito. Fundada no calor das ruas de Maio de 1968, Paris 8 nasceu como resposta aos gritos da juventude por um ensino mais crítico, acessível e conectado às lutas sociais. Foi uma das primeiras universidades a abrir suas portas para filhos de trabalhadores, imigrantes.
Ao receber o título, Lula lembrou que agora se junta a outra gigante brasileira já homenageada ali: a filósofa e companheira Marilena Chauí.
“A homenagem de hoje não é apenas um reconhecimento pessoal. É um reencontro com valores que moldaram minha vida: a justiça social, a educação como ferramenta de emancipação e o compromisso com os que sempre tiveram de lutar por voz e por espaço”, afirmou Lula em discurso logo após receber o título. “Forjei minha trajetória na defesa dos direitos dos mais vulneráveis. Esta universidade nasceu da esperança e da coragem do povo francês, no calor das ruas de 1968. Construiu-se como resposta às exigências de uma juventude que sonhava com um mundo mais igualitário e um ensino mais acessível, crítico e conectado às realidades sociais”, completou o presidente.
“Paris 8 mostrou que o saber não é privilégio, é direito”, disse Lula.
A cerimônia fez parte da programação da Saison Brésilienne à Paris 8, que desde abril celebrada o encontro das periferias do Brasil e da França