Banner 1
Banner 2
Banner 3

Geisel em Londres, de Geraldo Cantarino, fica em 2º lugar no Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo


27/11/2024


O livro Geisel em Londres (Mauad X, 2023), do conselheiro da ABI, Geraldo Cantarino, conquistou o 2º lugar na categoria Grande Reportagem (livro) do 41º Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo. O prêmio é promovido pelo Movimento de Justiça e Direitos Humanos (MJDH), em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Rio Grande do Sul (OAB-RS).

Nesta edição, foram inscritos 358 trabalhos em dez categorias. A cerimônia de premiação será realizada no dia 10 de dezembro, na sede da OAB-RS, em Porto Alegre (RS).

Instituído em 1984, o prêmio reconhece o trabalho de jornalistas na denúncia de violações e na defesa dos Direitos Humanos em sociedades sul-americanas, historicamente marcadas por grandes desigualdades e pela insuficiente atuação do Estado.

O tema deste ano foi a “Democracia”, em seu sentido mais amplo. “Não há democracia sem direitos humanos, e não há direitos humanos sem democracia” (Norberto Bobbio, filósofo italiano).

O livro, que também foi finalista este ano do 46º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, revela os bastidores da polêmica visita de Estado do presidente Ernesto Geisel a Londres, realizada de 4 a 7 de maio de 1976. De um lado, o crescimento econômico do Brasil despertava o interesse de investidores e de empresas fornecedoras de equipamentos, serviços e armamentos do Reino Unido. De outro, o período de maior repressão do regime que se seguiu ao golpe civil-militar de 1964 gerava grande preocupação em organizações internacionais de defesa dos direitos humanos. Essa tensão, entre valores comerciais e econômicos e valores humanos, constitui o ponto central do livro.