31/01/2025
Os jornalistas e escritores Elisa Matos e Paulo Thadeu celebram a literatura e a memória com o lançamento de seus novos livros, que abordam temas distintos, mas igualmente marcantes. Ambos estarão no programa Papo com Gustavo, no canal da ABI TV no Youtube, nesta sexta-feira, 31, às 19h30, ao vivo e você pode acompanhar aqui.
O programa Papo com Gustavo, produzido pela Diretoria de Igualdade Étnico-Racial da Associação Brasileira de Imprensa, homenageia o jornalista negro Gustavo de Lacerda, fundador da ABI, no dia 7 de abril de 1908. Ele promove entrevistas e debates sobre racismo, direitos humanos e justiça social, destacando a educação antirracista, a arte e a cultura como ferramentas de transformação. É também um espaço de reflexão e conscientização sobre temas atuais.
Elisa Matos lança neste sábado, na livraria Paradeiro, na 309 Norte, em Brasília seu primeiro livro infantojuvenil, Estela nas Nuvens, uma história sensível e poética que acompanha a jornada de Estela, uma menina que reflete sobre sua infância durante um voo entre Brasília e Rio de Janeiro. A narrativa é recheada de cores, sabores e memórias, destacando a conexão da protagonista com a natureza e sua ancestralidade. Inspirada em sua própria infância na Vila Planalto, Elisa revela que Estela é sua alter ego, trazendo à tona experiências pessoais e elementos marcantes de sua vivência. A obra promete encantar leitores de todas as idades com sua delicadeza e profundidade.
Já Paulo Thadeu lança nesta sexta-feira, 31, Amazônia Rebelde – Identidade e Memória do Movimento Estudantil, um livro que explora a história do movimento estudantil na região norte do Brasil, com foco em Roraima, entre 1952 e 2006. A obra aborda as lutas políticas dos estudantes em diferentes contextos históricos, como o golpe civil-militar de 1964, e conecta essas mobilizações locais a movimentos nacionais, como “Fora Collor” e “Fora Bolsonaro”. Baseado em sua pesquisa de mestrado, Paulo combina relatos históricos, análises de jornais estudantis e reflexões sobre a identidade e memória dos jovens que participaram dessas lutas, oferecendo uma visão crítica sobre o papel do movimento estudantil na história política e social da Amazônia.
Enquanto Elisa convida os leitores a uma viagem íntima e emocional pelo universo infantil, Paulo mergulha na memória coletiva de uma geração de jovens que lutaram por mudanças sociais e políticas. Juntos, os autores celebram a diversidade da literatura brasileira, unindo histórias pessoais e coletivas que refletem a riqueza cultural e histórica do país.
A apresentação do programa Papo com Gustavo é do jornalista Marcos Gomes, com produção da jornalista Silvia Serra. Também integram essa equipe os jornalistas Luiz, Paulo Lima (diretor de Igualdade Étnico-Racial) Jamile Barreto, Marcelo Moraes Teles, Geraldo Cantarino e Marielli Patrocínio.