Banner 1
Banner 2
Banner 3

Diretor de Jornalismo da ABI ganha Prêmio Jornalístico de 2024 do Centro de Direitos Humanos e Memória Popular de Natal


14/11/2024


O diretor de Jornalismo da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Moacyr de Oliveira Filho, ganhou o XXVIII Prêmio Jornalístico de Direitos Humanos em 2024, do Centro de Direitos Humanos e Memória Popular de Natal (RN).

O Prêmio foi concedido a Moacyr de Oliveira Filho, por seus estudos e matérias sobre a Insurreição de 1935, em Natal, especialmente a histórica entrevista com o sapateiro José Praxedes de Andrade, que ainda vivia clandestino na Bahia, e foi a base do livro Praxedes, um Operário no Poder, publicado em 1985. Praxedes morreu um mês depois da entrevista que o tirou da clandestinidade.

Já o XXXI Prêmio Estadual de Direitos Humanos será entregue para a professora Brasília Carlos Ferreira; para o professor Homero Costa; para o pesquisador Natanael Sarmento; e para o historiador Luiz Gonzaga Cortês Gomes (in memoriam), que dedicaram seus estudos e pesquisas sobre a Insurreição de 1935 e suas repercussões.

A premiação será no dia 10 de dezembro de 2024, às 17h00, no Salão Nobre do Teatro Alberto Maranhão, no bairro da Ribeira, em Natal (RN).

A solenidade de premiação marcará o início das comemorações dos 90 anos da Insurreição de 1935, que terá também programação em 2025, com a saída do Bloco Turma do Boneco, na segunda-feira de Carnaval, promovendo um cortejo histórico com desfile de bonecos homenageando os Revolucionários de 1935, como Giocondo Dias; Amélia Reginaldo; Leonila Félix e José Praxedes de Andrade.