Banner 2
Banner 3
Banner 1

Dia Mundial do Rádio 2025: Rádio e Mudança Climática


13/02/2025


A Comissão de Meio Ambiente da Associação Brasileira de Imprensa se une às celebrações do Dia Mundial do Rádio, comemorado nessa quinta-feira (13/02). Proclamada pela UNESCO em 2011 e aprovada pela ONU em 2012, a data homenageia o rádio como um dos meios de comunicação mais acessíveis do mundo. No Brasil, com 102 anos de história, o rádio segue essencial na disseminação de informações, na promoção da liberdade de expressão e no fortalecimento da diversidade cultural.

Em 2025, a UNESCO escolheu o tema Rádio e Mudança Climática, destacando o papel fundamental das emissoras na conscientização ambiental e no enfrentamento da crise climática. O rádio não apenas informa, mas também mobiliza comunidades, dá voz às populações afetadas e contribui para um futuro sustentável.

No Brasil, a data também é celebrada pelo programa Natureza Viva, da EBC (Empresa Brasil de Comunicação), produzido e apresentado pela jornalista Mara Régia. Criado em 1993, após a ECO-92, o programa se tornou referência nacional ao traduzir cartilhas ambientais para a linguagem radiofônica e promover oficinas sobre o tema, quando a pauta ambiental ainda não era amplamente debatida. Com transmissão para toda a Amazônia Legal, incluindo a tríplice fronteira no Alto Solimões, o Natureza Viva segue reforçando o compromisso do rádio com a informação e a conscientização, essenciais diante do atual cenário de aquecimento global, mudanças climáticas e eventos extremos.