28/06/2025
Por Gloria Alvarez e Bernardo Lucas, da Diretoria de Mulheres e LGBTQIA+
Hoje, dia 28 de junho de 2025, é comemorado o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ – uma data que, em 1969, marcou evento, no bairro de Greenwich Village em Manhattan, Nova Iorque e transformou o movimento de liberação gay e a luta do século XX pelos direitos LGBTQIA+ nos Estados Unidos. O dia recruta a comunidade a reafirmar o sentimento de orgulho sobre as orientações sexuais e identidades de gênero, tipicamente marginalizadas e reprimidas, visibilizando sua presença na sociedade e suas reivindicações, promovendo o acolhimento da diversidade sexual e de gênero.
Destaque
Nas comemorações deste ano queremos homenagear Mitchelle Meira, cearense cuja: trajetória é de luta, gestão e compromisso com a diversidade.
À frente da Secretaria da Diversidade do Estado do Ceará, Mitchelle Benevides Meira reúne décadas de experiência na gestão de políticas públicas voltadas aos direitos da população LGBTIQIA+. Militante histórica, ela construiu uma trajetória marcada pela defesa dos direitos humanos e pela atuação estratégica nos âmbitos municipal, estadual e federal.
Mitchelle é especialista em Direitos Humanos e atual presidenta do Conselho Estadual de Combate à Discriminação LGBTQIA+. Foi a primeira mulher a coordenar, em nível nacional, a Política Pública LGBTQIA+ no Governo Federal. No Ceará, esteve à frente da Coordenadoria da Diversidade Sexual da Prefeitura de Fortaleza, além de ter atuado como assessora parlamentar em casas legislativas municipais e estaduais — sempre com foco na institucionalização das pautas LGBTIQIA+ e no fortalecimento da cidadania.
Militante ativa da Articulação Brasileira de Lésbicas (ABL), da Marcha Mundial das Mulheres e do Fórum Cearense LGBTQIA+, Mitchelle tem sido referência na construção de pontes entre o ativismo e o poder público. Seu compromisso com uma sociedade mais justa e igualitária segue inspirando políticas de inclusão, respeito e visibilidade para a população LGBTIQIA+ em todo o estado.
Nossas homenagens a Mitchelle.