01/03/2025
É com pesar que a Associação Brasileira de Imprensa comunica o falecimento de seu conselheiro Rui Xavier, na madrugada desse sábado de Carnaval (01/03).
Fotos: Rogério Marques
Seus familiares, colegas e amigos, se despediram dele no sábado, na sede da ABI – Rua Araújo Porto Alegre, 71, no centro do Rio de Janeiro. Suas filhas Dani e Carol falaram em nome da família e o presidente da ABI, Octávio Costa, falou em nome dos jornalistas, lembrando que Rui Xavier sempre foi um entusiasta da entidade.
Depois da despedida, seu corpo será cremado, em cerimônia restrita à família.
Natural do Rio de Janeiro, Rui Xavier trabalhou no Estadão na década de 1990. O profissional também atuou nos veículos Jornal do Brasil, O Dia, Gazeta Mercantil, Veja e Exame, na cobertura política e econômica.
Como editor de Política do Estadão, Rui Xavier foi um dos convidados do programa Roda Viva, da TV Cultura, para a entrevista ao então governador de São Paulo, Orestes Quércia, em 1994. Uma pergunta feita pelo jornalista sobre o enriquecimento do político ocasionou um dos momentos mais marcantes da história do programa.
Rui Xavier nasceu em 1945. Na ditadura militar iniciada em 1964, ele chegou a ser um preso político por dois anos, entre 1969 e 1971. Ele teve três filhos – um deles faleceu em 2023 – e deixa cinco netos.