Deputado Glauber Braga preso na UERJ


20/09/2024


O deputado federal Glauber Braga, jornalistas e estudantes que estavam na UERJ foram presos pela PM, nessa sexta-feira (20). Ele foi solto à noite.

“É lamentável o que aconteceu na UERJ hoje. O deputado Glauber Braga, jornalistas e estudantes foram presos, em um episódio que jamais deveria ocorrer em uma universidade pública. A luta dos alunos por seus direitos precisa ser ouvida e respeitada, e não respondida com repressão. Nossa solidariedade a Glauber, aos jornalistas e estudantes da UERJ. Repúdio a qualquer forma de violência que impeça o diálogo e o avanço da educação pública. O PSOL-RJ vai trabalhar incessantemente para garantir a soltura imediata de todos os envolvidos”, disse o deputado estadual, Flavio Serafini, presidente do PSOl/RJ.

Desde o início da ocupação dos estudantes na UERJ, o PSOL esteve em contato com representantes da reitoria para que fossem atendidas as demandas dos alunos e assim, a retomada dos benefícios estudantis, já que a perda dessas bolsas prejudica, principalmente, aqueles estudantes que mais necessitam.

Ao mesmo tempo, condenou de forma veementemente o uso de espetacularização e força para a resolução desta situação. Bombas, caveirão e uso de armas menos letais contra um grupo de estudantes expõe de forma grotesca e desproporcional os limites entre uma instituição democrática como a UERJ e o autoritarismo característico do estado governado por Cláudio Castro, o governador das chacinas.

O deputado federal do PSOL, Glauber Braga, estava no local para a proteção e a defesa dos estudantes contra a iminente violência deflagrada. Ao cumprir seu papel enquanto representante do povo fluminense, foi detido e encaminhado a uma delegacia junto com estudantes. Estamos nos deslocando para a mesma, em busca de libertá-los dessa injusta detenção e em breve teremos mais informações.

Lutar é um direito! Defender o povo, um dever!