03/04/2025

A coleção Crônicas eternas do futebol vai contar a história desse esporte por meio de um gênero literário que ganhou relevância na imprensa e na vida do País. Reúne os grandes mestres que ajudaram a criar a mitologia de país do futebol, com seus craques, times e seleções lendárias. Tudo o que hoje é parte da nossa memória afetiva, difundindo-se nos outros meios de comunicação e no mundo virtual.
O primeiro livro da coleção é dedicado a Mário Filho, considerado o patrono do gênero. Ele foi tão
importante para a história do nosso futebol que, em sua homenagem, o Maracanã leva oficialmente o nome de Estádio Jornalista Mário Filho. Era irmão de Nelson Rodrigues, que, por sua vez, criou a expressão ‘a pátria de chuteiras’.
Os próximos títulos trazem os precursores da crônica esportiva e os que os sucederam. Entre eles, João Saldanha e Armando Nogueira, Juca Kfouri, José Trajano, Mauro Beting, Marcelo Barreto e João Máximo. As Crônicas são um clube de assinatura, em que o assinante recebe todo mês uma antologia de crônicas selecionadas de determinado autor. Desde esta quarta-feira (2/4) será possível assinar e receber como brinde o livro Entrevistas eternas do futebol.
A apresentação da coleção será na próxima segunda-feira (7/4), com a mesa redonda A crônica esportiva como gênero literário. Depois da mesa haverá uma roda de samba com Luiz Felipe de Lima e grupo, com músicas relacionadas ao futebol. Às 19h, no restaurante Sat’s (rua Real Grandeza, 212), em Botafogo.