04/06/2009
A IV Conferência Legislativa sobre Liberdade de Imprensa será realizada no próximo dia 9, no Auditório da TV Câmara, na Câmara dos Deputados, em Brasília-DF. O evento é coordenado pela Associação Nacional dos Editores de Revistas (Aner), em parceria com a Associação Nacional de Jornais (ANJ), a Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abert), e a Câmara dos Deputados. Jornalistas, políticos e autoridades vão discutir temas relacionados à liberdade de imprensa e expressão e ao dever de informar.
O encontro terá início às 9h, com a participação dos Presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes; da Câmara dos Deputados, Michel Temer; e da Associação Nacional dos Editores de Revista (Aner), Roberto Muylaert. O Ministro do Supremo Tribunal Federal, Carlos Ayres Britto abrirá o primeiro painel cujo tema é “O regime constitucional da liberdade de imprensa”.
“O dever de informar” será discutido no segundo painel, que vai reunir o Deputado, jornalista e Conselheiro da ABI, Miro Teixeira; Fernando Rodrigues, da Folha de São Paulo; Ricardo Gandour, do Estado de S.Paulo; Miriam Leitão, da TV Globo; e Eurípedes Alcântara, da revista Veja.
Em seguida, o Presidente da Abert, Daniel Pimentel Slaviero vai falar sobre “A liberdade de escolha como fator fundamental da liberdade de expressão”; e o Presidente da Talent Propaganda, Júlio Ribeiro, a respeito da importância da publicidade para a imprensa livre. A mesa-redonda contará com o Diretor-Geral da Editora Globo, Frederic Kachar; o Subchefe-executivo da Secretaria de Comunicação da Presidência(Secom), Ottoni Fernandes Jr.; e a Presidente da ANJ, Judith Brito.
O encerramento está previsto para as 12h15, com palestra do Presidente da Aner, Roberto Muylaert.
Para Sidnei Basile, Vice-Presidente da Aner, a Conferência ganha um significado especial ao acontecer na Câmara dos Deputados:
—O trabalho da imprensa de informar e apurar às vezes acaba desaguando em coisas que precisam ser revistas no funcionamento do Congresso, o que é confundido com uma tentativa de boicotar o funcionamento do poder. Este encontro será uma oportunidade para esclarecer que o objetivo do jornalista não é ser chato, implicante ou ranzinza, mas sim manter o público informado, nosso direito e dever.
Veja a programação:
8h30 – Credenciamento
9h – Cerimônia de abertura
Roberto Muylaert – Presidente (ANER)
Gilmar Mendes – Presidente (Supremo Tribunal Federal)
Michel Temer – Presidente (Câmara dos Deputados)
9h40 – 1º Painel – O regime constitucional da liberdade de imprensa
Carlos Ayres Britto – Ministro (Supremo Tribunal Federal)
9h55 – 2º Painel – O dever de informar
Abertura – Miro Teixeira – Deputado
Fernando Rodrigues – Jornalista (Folha de S. Paulo)
Ricardo Gandour – Jornalista (Estado de S.Paulo)
Miriam Leitão – Jornalista (TV Globo)
Eurípedes Alcântara – Jornalista (Editor da Veja)
10h45 – Debates
11h – Coffe Break
11h10 – 3º Painel – Liberdade de escolha como fator fundamental da liberdade de expressão
Daniel Pimentel Slaviero – Presidente (ABERT)
Júlio Ribeiro – Presidente (Talent Propaganda):
&bbsp; A importância da publicidade para a imprensa livre
Frederic Kachar – Diretor Geral (Editora Globo)
Ottoni Fernandes Jr.- Subchefe-Executivo (SECOM)
Judith Brito – Presidente (ANJ)
12h – Debates
12h15 – Encerramento pelo Presidente da ANER – Roberto Muylaert