20/05/2025
Por Fernanda Pontes, em Ancelmo.com
Após realizar uma pesquisa pesquisa fílmica, documental e bibliográfica, a jornalista Mayra Jucá vai lançar na Bienal do Livro “O Super-8 no Ai-5: memórias de cinema e juventude nos anos 1970” (editora Letra Capital). Doutora em História pelo CPDOC, Mayra usa o próprio audiovisual para retratar os jovens nos anos de chumbo e apresenta uma historiografia da produção de filmes experimentais com Super-8 rodados em ambientes urbanos sob a opressão da ditadura militar.
As referências à câmera Super-8 como uma arma aparecem em depoimentos de ‘superoitistas’ e em diversos textos da década de 1970, como o do cineasta Sérgio Péo, na Revista de Cultura Vozes (1978): “O trabalho começa quando você resolver usar esse equipamento absolutamente importado como instrumento (arma) …Havia uma postura de confronto, como se a câmera nas mãos de jovens fazendo “tomadas das ruas das cidades” fosse uma forma de provocação”, conta.
Sobre a autora
Mayra Jucá é jornalista, escritora, pesquisadora e criadora audiovisual. Doutora e Mestre em História, Política e Bens Culturais pelo FGV-CPDOC, é professora da pós graduação em Cinema Documentário da mesma instituição desde 2019. Foi bolsista da Capes Print no Centre for Oral History and Digital Storytelling em Montreal, Canadá (2021-2022). Sua abordagem multidisciplinar e seu interesse pela História Oral estiveram presentes desde a graduação em Comunicação Social pela UFRJ, quando durante dois anos realizou entrevistas e pesquisa em arquivos para sua monografia Maria Muniz, a Sherazade do Rádio (1998), publicada em 2005 em edição homônima com Ricardo Cravo Albin e Luiz Antônio Aguiar. É diretora dos curtas Túnel (1994), prêmio de roteiro e melhor filme no festival Núcleo Atlantic de Vídeo; Carne de Carnaval (2002) e o documentário Pelos Cantos do Planeta Olinda (2009). Há mais de 20 anos colabora com ONGs e iniciativas sociais em projetos como o filme Viva Favela, um Documentário em Construção (2011) exibido nos festivais Visões Periféricas (RJ) e Films From the South (Oslo); e o webdoc PeriFeras Musicais (2016), entre outros.
Serviço
O Super-8 no AI-5: memórias de cinema e juventude nos anos 1970
Autora: Mayra Jucá Editora: Letra Capital 270 páginas Lançamento: 15 de junho, 17h Bienal do Livro Pavilhão 4 Stand 47, RIOCENTRO.