Banner 2
Banner 3
Banner 1

Assembleia Geral da ONU pede o fim do bloqueio dos EUA contra Cuba


29/10/2025


A Assembleia Geral da ONU aprovou, na quarta-feira (29), por ampla maioria, uma nova resolução que pede o fim do embargo dos Estados Unidos contra Cuba.

A resolução intitulada Necessidade de acabar com o bloqueio económico, comercial e financeiro dos Estados Unidos da América contra Cuba foi aprovada pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em 29 de outubro de 2025, por 165 votos contra 7 e 12 abstenções. A votação, que acontece anualmente desde 1992, continua a demonstrar um amplo apoio global ao fim do embargo. Votaram contra Estados Unidos, Israel, Ucrânia, Argentina, Paraguai, Costa Rica e Equador.
Leia o artigo de Indira Herrera Yera, conselheira da embaixada de Cuba no Brasil e vice-chefe da missão diplomática, graduada em Relações Internacionais pelo Instituto Superior de Relações Internacionais Raul Roa Garcia e mestre em Ciência Política:
Votação na ONU contra o bloqueio a Cuba: prevaleceu o sentido de justiça e dignidade

A esmagadora maioria da comunidade internacional ratificou hoje o seu apoio ao povo cubano na sua luta pelo fim do abusivo e injusto bloqueio económico, financeiro e comercial imposto há mais de 60 anos pelos Estados Unidos.

Nos dias 28 e 29 de Outubro, a resolução “Necessidade de acabar com o bloqueio económico, comercial e financeiro dos Estados Unidos da América contra Cuba” foi apresentada pela trigésima terceira vez perante a Assembleia Geral das Nações Unidas.

Quanto à persistente pressão que os Estados Unidos exerceram sobre os governos para tentar reverter a sua posição tradicional de apoio à Ilha, 165 países votaram a favor da resolução apresentada por Cuba. Apenas 7 países votaram contra, incluindo os EUA e Israel, e 12 se abstiveram.

A aprovação por esmagadora maioria desta resolução demonstra a rejeição desta política que carece de apoio moral e que gera um forte impacto no bem-estar das famílias cubanas.