Banner 2
Banner 3
Banner 1

“Andorinha”: websérie celebra o legado de Abdias Nascimento e o trabalho coletivo do IPEAFRO


05/06/2025


No último sábado, 31 de maio, jornalistas, comunicadores e convidados se reuniram em um encontro potente de memória e resistência no Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros (IPEAFRO), no Rio de Janeiro. O evento marcou a pré-estreia da websérie Andorinha, realizada no antigo ateliê de Abdias Nascimento, um dos maiores nomes da luta antirracista no Brasil.

Com direção da jornalista Maria Eduarda Nascimento e edição de João Nascimento, a série inédita é composta por sete episódios e tem estreia marcada para o dia 16 de junho no YouTube. A cada segunda-feira, um novo episódio será lançado, documentando os bastidores e desafios do trabalho da equipe do IPEAFRO na organização, preservação e difusão do acervo histórico e artístico deixado por Abdias.

Mais do que uma série documental, Andorinha é um convite ao mergulho na importância do IPEAFRO como guardião de uma das maiores referências da intelectualidade e arte negra brasileira. O título remete à coletividade, a andorinha é uma ave que costuma voar em bando, símbolo da força que existe no movimento conjunto, na construção coletiva e na preservação compartilhada da memória.

Durante a premiere, a jornalista e diretora da websérie compartilhou os bastidores da produção e destacou o papel da comunicação comprometida com a justiça racial. “Abdias se declarava jornalista e é muito especial que sejamos, nós, aqui hoje, assistindo essa memória e esse sonho que Elisa Larkin e Abdias reuniram tudo o que existe aqui e fundaram o Ipeafro”, afirmou Maria Eduarda.

O encontro contou com falas emocionadas, trocas de experiências e reafirmações da importância de uma imprensa negra, crítica e engajada. A ABI, representada pela jornalista Marielli Patrocínio, integrante da Diretoria de Igualdade étnico-racial, acompanhou de perto a exibição e reforça a relevância de iniciativas como essa para fortalecer o jornalismo comprometido com a memória, a cultura e a verdade histórica do povo negro brasileiro.