15/01/2025
A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e a Associação de Criadores de Jogos do Rio de Janeiro – ACJOGOS -, anunciam uma parceria inédita para a realização da Global Game Jam, que acontece nos próximos dias 24, 25 e 26 de janeiro. O evento, que reúne desenvolvedores de jogos de todo o mundo, terá como foco a criação de games temáticos voltados para a educação midiática e o combate à desinformação.
A parceria viabilizada pela diretoria de Igualdade Étnico-Racial da ABI visa incentivar a produção de jogos que promovam a circulação responsável de informações, especialmente entre os jovens, além de desenvolver materiais educativos que auxiliem na identificação e no combate às fake news.
A iniciativa também objetiva fomentar a participação de jovens em atividades que estimulem o pensamento crítico e a responsabilidade no consumo e compartilhamento de informações. A Global Game Jam será uma grande oportunidade para unir tecnologia, educação e jornalismo em prol de uma sociedade mais informada e consciente.
A ABI e a ACJOGOS reforçam neste acordo de cooperação não onerosa, o compromisso com a inovação e a responsabilidade social, utilizando o potencial dos jogos como ferramenta de transformação e aprendizado.
O Acordo preve a realização de workshops e palestras sobre educação antirracista, destacando a contribuição de jornalistas negros na história da imprensa brasileira, como Gustavo de Lacerda, que fundou a ABI no dia 7 de abril de 1908, reforçando a importância da diversidade e da inclusão no jornalismo e na criação de jogos.
Para o presidente da ABI, Octavio Costa a parceria com a ACJOGOS, no contexto da Global Game Jam, é uma oportunidade para divulgar a história do jornalista Gustavo de Lacerda, além de reforçar a importância de sua contribuição para a sociedade brasileira.
“Desafiar os desenvolvedores a explorar o impacto da desinformação em nossas vidas é uma forma criativa e necessária de enfrentar esse problema, promovendo, por exemplo, a educação midiática”, lembrou Octavio Costa.
O diretor de Igualdade Étnico-Racial da ABI, Luiz Paulo Lima, por sua vez, assinalou que parceria institucional recem construída entre a centenária ABI e a ACJOGOS “estabelece um novo vetor criativo para a troca de conhecimentos entre o mundo analógico e digital na indústria criativa. A educação para games contribui fundamentalmente para o desenvolvimento cognitivo de pessoas de qualquer idade e natureza interessadas nesse setor” – destacou.
“Nesse segmento, o Brasil se encontra entre os dez maiores consumidores de jogos no mundo, alcançando em escala, milhões de pessoas e uma economia que gera receita, empregos diretos e indiretos e estimula a inovação e a cultura” – finalizou Luiz Paulo Lima.
Para o presidente da ACJOGOS-RJ, a parceria com a ABI é uma oportunidade de usar o poder dos games como ferramenta de transformação social.
“Acreditamos que os criadores de jogos precisam estar sempre conectados à realidade de seus usuários. Nesse sentido, a parceria com a ABI pra falarmos de educação midiática e antirracista é uma possibilidade oportuna de conectarmos nossos desenvolvedores mais jovens aos desafios do mundo atual”, comenta Marcio Filho.
Para mais informações acesse o site https://globalgamejam.org/