12/06/2025
O presidente da ABI, Octávio Costa, e a secretária-executiva da Associação de Jornalistas de Toda China (ACJA), Wu Xu, assinaram, na segunda-feira (9), um Memorando de Entendimento de intercâmbio entre as duas entidades, com o objetivo de aprofundar o entendimento mútuo, a comunicação e a colaboração entre profissionais de mídia dos dois países e promover o estabelecimento da Casa dos Jornalistas Brasil-China – uma plataforma de intercâmbio não governamental estabelecida por jornalistas da China, Brasil e outros países, por meio de atividades conjuntas.
A delegação dos jornalistas chineses, liderada pela secretária-executiva da ACJA, Wu Xu, e integrada por Geng Yufeng, Gerente-Geral do China Petroleum Daily Co. Ltd.; Deng Yandong, Vice-Presidente e Editor-Chefe do Shenzhen Media Group; Jin Wei, Vice-Presidente do Heilongjiang Broadcasting Station; e Wang Chuanjun, Diretor do Departamento Internacional da Associação de Jornalistas de Toda China, foi recebida na ABI pelo presidente Octávio Costa, pelos diretores Marcos Gomes, Terezinha Santos e Moacyr de Oliveira Filho, e pelos conselheiros Marcelo Auler e Malu Fernandes. Durante a visita à ABI, o presidente Octávio Costa e a secretária-executiva, Wu Xu, trocaram presentes. Os chineses visitaram o histórico prédio da ABI.
A delegação chinesa chegou ao Rio de Janeiro no domingo (8) e participou de um jantar de boas-vindas, no histórico restaurante Nova Capela, na Lapa, sendo saudados pelo presidente do Conselho Deliberativo da ABI, Vitor Iório. O diretor de Comunicação da BYD, Pablo Toledo, veio especialmente de São Paulo para participar do jantar.
Na segunda-feira (9), além da visita à ABI, os chineses cumpriram uma intensa agenda, organizada pela ABI, com encontros e audiências com Gabriel Medina de Toledo, Subsecretário de Formação e Projetos Tecnológicos da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura do Rio de Janeiro; Elias Jabbour, presidente do Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos da Prefeitura do Rio de Janeiro e ex-Consultor da Presidência do New Development Bank (Banco dos BRICS); e com a deputada estadual Marina do MST, na Assembleia Legislativa; e visitas ao Conselho Empresarial Brasil-China, recebidos pela diretora executiva, Cláudia Trevisan; ao jornal O Globo, recebidos pela editora de Mundo, Leda Balbino; e à Empresa Brasil de Comunicação (EBC), recebidos pelo Gerente Executivo de Rádios, Thiago Regotto. Participaram de um almoço no também histórico restaurante Amarelinho da Cinelândia, fechando o dia no Samba do Trabalhador, no Renascença Clube, recepcionados pelo seu diretor cultural, João Carlos Martins; pelo cantor e compositor, Moacyr Luz , e que teve a presença de Camila Lopes, da Prumo Logística.
Na quarta-feira (11), eles viajam para Lima, no Peru, e Buenos Aires, na Argentina, e no dia 16 de junho, voltam para São Paulo, e visitam a Folha de São Paulo, acompanhados pela vice-presidente da ABI, Regina Pimenta, e pelo conselheiro Ricardo Lessa, da Comissão de Relações Internacionais, onde serão recebidos recebidos por Vinicius Mota, Secretário de Redação; Victoria Damasceno – Editora de Saúde e futura correspondente na China; Igor Gielow – repórter especial; Alexandra de Moraes – ombudsman; Juliano Ribeiro – editor de Mundo; e Patrícia Campos Mello – repórter especial.
A ABI agradece o apoio da BYD, do Conselho Empresarial Brasil-China e da Prumo Logística, que colaboram com o transporte, o jantar de boas-vindas e o almoço oferecidos à delegação dos jornalistas chineses.