06/04/2021
A ABI é signatária de carta enviada nesta terça-feira, 6/4, ao governo norte-americano alertando sobre a necessidade de transparência nas negociações sobre meio ambiente.
“Qualquer projeto para ajudar o Brasil deve ser construído a partir do diálogo com a sociedade civil, os governos subnacionais, a academia e, sobretudo, com as populações locais que até hoje souberam proteger a floresta e todos os bens que ela abriga”, diz o documento em português e em inglês, assinado por mais de 200 entidades da sociedade civil brasileira.
A carta destaca também que “nenhuma tratativa deve ser considerada antes da redução do desmatamento aos níveis exigidos pela legislação brasileira de clima e o fim da agenda de retrocessos encaminhada pelo governo ao Congresso Nacional. Negociar com Bolsonaro não é o mesmo que ajudar o Brasil a solucionar seus problemas atuais”.
A carta foi protocolada nos gabinetes do presidente Joe Biden, da vice-presidente Kamala Harris, e na embaixada dos Estados Unidos no Brasil. Também está sendo distribuída para parlamentares dos Democratas-US e outras autoridades do governo norte-americano . O texto também já circula no gabinete do democrata John Kerry, que está à frente das negociações.