A ABI na defesa da liberdade de imprensa e expressão


25/09/2015


A ABI disponibiliza este espaço para a publicação de ameaças e casos de violência contra jornalistas no exercício da profissão e contra veículos de comunicação em todo o Brasil.

Use este espaço com responsabilidade, sempre com informações fidedignas e suspeitas fundamentadas de ameaças e agressões contra comunicadores em geral, sejam repórteres, repórteres fotográficos, redatores, editores, radialistas, cinegrafistas, blogueiros atuando em jornais, revistas, emissoras de rádio e tevê, portais, sites, blogs e quaisquer outros veículos. As denúncias serão publicadas no site após serem avaliadas por moderadores da ABI.

Além da veiculação no SOS JORNALISTAS, a ABI deverá divulgar as ameaças na imprensa e encaminhar às autoridades policiais, ao ministério público e aos responsáveis pelos demais órgãos competentes para que sejam tomadas medidas de proteção às pessoas e organizações ameaçadas. A ABI desenvolverá um trabalho com os órgãos competentes com o objetivo de impedir que esses crimes fiquem impunes.

A ABI entende que os assassinatos, agressões e toda sorte de ameaças a comunicadores são crimes não só contra os profissionais de imprensa mas também contra a Liberdade de Expressão e a própria Democracia.

Em 2015, quatro profissionais de imprensa foram assassinados no País. De acordo com levantamentos realizados pela Federação Nacional de Jornalistas – FENAJ – outros 89 profissionais estão com suas vidas ameaçadas sem qualquer proteção por parte do Estado. A ABI espera que essa barbárie seja contida e punida com os rigores da lei.


ABI na luta pelo direito de informar e ser informado

“SOS JORNALISTA”

Comunicadores, se você sofreu, ou sofre, ameaça de morte no exercício da profissão informe à ABI .

A ABI NA DEFESA DA LIBERDADE DE IMPRENSA E EXPRESSÃO

Preencha o formulário abaixo:





























Observação: Os documentos escaneados e enviados devem conter no máximo 300 dpis.


Aviso: As informações fornecidas serão analisadas pela ABI e repassadas aos órgãos responsáveis pela Segurança Pública nos Estados e Governo Federal. Estes dados orientarão investigações e inquéritos. Adulterar informações ou usar este instrumento para outros fins poderá resultar em processo contra os autores da fraude. Mande um e-mail para sosjornalista@abi.org.br e conte a sua história para que possamos ajudá-lo, preenchendo o formulário acima.