O Instituto Vladimir Herzog promove o 4º DH Fest – Festival de Cultura em Direitos Humanos, uma celebração gratuita que acontecerá no dia 10 de dezembro, Dia dos Direitos Humanos, às 19h, com um coquetel no Sesc Vila Mariana, em São Paulo.
Em seguida, às 20h, será exibido Malês, longa-metragem inédito no circuito comercial, com direção de Antonio Pitanga, sobre a maior insurreição de escravizados da história do Brasil: a Revolta dos Malês, ocorrida em 1835 em Salvador, na Bahia.
No dia seguinte, 11 de dezembro, às 19h, na Cinemateca Brasileira, haverá uma homenagem a Lima Duarte, com a presença do ator. Ícone da cultura no país, Lima será homenageado com exibição do filme Corpo em Delito, obra de raríssima circulação, em cópia digitalizada especialmente para esta ocasião.
Neste momento, em que nos deparamos com evidências de gravíssimos ataques coordenados a nossa democracia, a 4ª edição do Festival de Cultura em Direitos Humanos se faz ainda mais urgente. Com o tema Entre raízes e horizontes, a curadoria deste ano faz um convite à reflexão sobre a necessária reparação do passado violento do Estado brasileiro e de suas permanências nas instituições.
É preciso refletir sobre como estas raízes nos compõem, mas impedir que estas nos paralisem. O DH Fest busca inspirar e mobilizar em prol do que desejamos para nosso futuro como nação: há de se pensar nos horizontes!
O festival é uma realização do IVH em parceria com a Criatura Audiovisual, com patrocínio da CAIXA. A programação do festival acontece de 10 a 15 de dezembro em diversos espaços culturais da cidade de São Paulo, com uma programação de filmes, exposições, debates e encontros musicais, além da plataforma Sesc Digital.
Confira a programação completa
aqui.