21/05/2025
Na próxima sexta- feira, 23, e sábado, 24, será realizada a 1ª Conferência Municipal de Direitos Humanos de Juiz de Fora (CMDH/JF), promovida pela Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). A conferência terá como tema: Por um Sistema Municipal, Estadual e Nacional de Direitos Humanos: consolidar a democracia, resistir aos retrocessos e avançar na garantia de direitos para todas as pessoas. A abertura contará com a palestra magna do presidente do Tribunal de Contas de Minas Gerais, Durval Ângelo.
Representantes de diversos segmentos já confirmaram presença no evento, como o prefeito em exercício, Zé Márcio Garotinho, o assessor especial de Defesa da Democracia, Memória e Verdade do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, Nilmário Miranda, o promotor Hélvio Simões, a representante da OAB/JF, Michelle Leal, o Conselheiro da Comissão de Direitos Humanos e Liberdade de Expressão da Associação Brasileira de Imprensa, Xico Teixeira, o Delegado Regional da Polícia Civil, Bruno dos Santos e a Pró-Reitora de Extensão da Universidade Federal de Juiz de Fora, Érika Andrade.
De acordo com o secretário especial de Direitos Humanos, Biel Rocha, a conferência será um espaço de construção coletiva, participação social e fortalecimento das políticas públicas de direitos humanos. “Este é um compromisso de Juiz de Fora com os princípios da democracia, da justiça social e da dignidade humana. Adotamos uma metodologia inédita de seleção de delegados. Já são 330 eleitos. Desde o último mês, representantes da SEDH têm participado de reuniões com grupos, coletivos e associações de diversos segmentos para eleger representantes para a conferência com o objetivo de ampliar o debate”.