Banner 2
Banner 3
Banner 1

130 anos do Barão de Itararé, gênio do bom humor brasileiro


29/01/2025


Por Antônio Carlos Queiroz (ACQ)

Há 130 anos nascia no Rio Grande do Sul (ou será que foi no Uruguai?) o jornalista, poeta, humorista, político e comunista Fernando Apparicio Brinkerhoff Torelly, mais conhecido como Barão de Itararé.

Um raríssimo gênio do Brasil!

A placa “Entre Sem Bater”, que se vê ainda nas portas dos escritórios, é uma de suas invenções, cansado de apanhar da polícia durante a ditadura do Estado Novo.

Aliou a crítica política ao bom humor, defendeu os direitos dos povos indígenas e os direitos civis dos analfabetos, e foi um defensor da República Popular da China, que visitou em 1963, entre outras estripulias.

Na campanha à Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro pelo Partido Comunista, em 1947, adotou a palavra de ordem “Mais leite! Mais água! Mas menos água no leite!”. Foi eleito, mas cassado logo no ano seguinte, quando escreveu: ““Um dia é da caça… os outros da cassação”.

Aqui vão algumas máximas do Barão, que também nos fazem lembrar o quanto as esquerdas estão mal-humoradas e chatas hoje em dia:

“O erro do governo não é a falta de persistência, mas a persistência na falta”;

“Diz-me com quem andas e eu te direi se vou contigo”;

“Este mundo é redondo, mas está ficando muito chato”;

“Em pé de pobre é que o sapato aperta”.

“Pobre, quando mete a mão no bolso, só tira os cinco dedos”.

“O que se leva desta vida é a vida que a gente leva”.

“A criança diz o que faz, o velho diz o que fez e o idiota o que vai fazer”.

“Dizes-me com quem andas e eu te direi se vou contigo”.

“A forca é o mais desagradável dos instrumentos de corda”.

“Sábio é o homem que chega a ter consciência da sua ignorância”.

“O tambor faz muito barulho, mas é vazio por dentro”.

“Neurastenia é doença de gente rica. Pobre neurastênico é malcriado”.

“De onde menos se espera, daí é que não sai nada”.

“O banco é uma instituição que empresta dinheiro à gente se a gente apresentar provas suficientes de que não precisa de dinheiro”.

“A televisão é a maior maravilha da ciência a serviço da imbecilidade humana”.

“O fígado faz muito mal à bebida”.

“O uísque é uma cachaça metida a besta”.

“Os homens nascem iguais, mas no dia seguinte já são diferentes”

“Tudo é relativo: o tempo que dura um minuto depende de que lado da porta do banheiro você está”.

“Tempo é dinheiro. Paguemos, portanto, as nossas dívidas com o tempo”.

“O voto deve ser rigorosamente secreto. Só assim, afinal, o eleitor não terá vergonha de votar no seu candidato”.

“Negociata é um bom negócio para o qual não fomos convidados”.

“Senso de humor é o sentimento que faz você rir daquilo que o deixaria louco de raiva se acontecesse com você”