Walter Firmo, afinal, ingressa na ABI


02/09/2009


O jornalista Walter Firmo, um dos mais destacados repórteres-fotográficos da imprensa brasileira e mundial,ingressou finalmente no quadro social da ABI, à qual ele se vinculara há muitos anos, sem que sua ficha fosse encontrada no cadastro de sócios da Casa. Firmo,que é sócio do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro desde maio de 1967, há 42 anos portanto, decidiu preencher nova proposta de filiação depois que na eleição realizada pela Casa em abril de 2006 não pôde exercer o direito de voto, porque os serviços burocráticos da ABI nãoencontraram a sua ficha de sócio.

A proposta de Firmo foi aprovada pelo Conselho Deliberativo da ABI em sua reunião de agosto passado, realizada no dia 27, juntamente com as dos jornalistas Robson Carlos de Paiva, de Uberaba, Minas, Thiago Jorge Lemos de Souza, do Rio, Vilson Antonio Romero, de Porto Alegre, e Leni Machado da Silva, do Rio, admitidos como sócios efetivos. Com base no parecer da Comissão de Sindicância, o Conselho aprovou a transferência do associado Luiz Carlos de Menezes da categoria de Colaborador para a de Efetivo e a admissão dos jornalistas Osmar Pereira, de Magé, RJ, Patrícia Andrade, de Belo Horizonte, Pedro de Mello Souza, do Rio, e Ricardo Lara Campos, de Belo Horizonte, na categoria Colaborador.

Participaram da reunião da Comissão de Sindicância seu Presidente, Jarbas Domingos Vaz, sua Secretária, Maria Ignez Duque Estrada Bastos, e os associados Antônio M. Lopes Filho (Toni Marins), Carlos Di Paola e Luiz Sérgio Caldieri.

Firmo, cujo nome completo é Walter Firmo Guimarães da Silva, assinou a proposta de filiação em 16 de fevereiro passado, mas a aprovação desta foi retardada em decorrência de equívoco em sua tramitação. No parecer que emitiu, o Presidente da Comissão de Sindicância Jarbas Domingos Vaz, assinalou que é uma honra para à ABI incluí-lo em seu quadro social.