Vlado 85 anos: espaços de memória


27/06/2022



O Instituto Vladimir Herzog (IVH) lança nesta segunda, 27 de junho de 2022, a campanha digital 85 anos Vladimir Herzog: espaços de memória. Pensada para celebrar a vida e a obra de Vlado, a ação enaltece lugares de memória que levam seu nome na capital paulista.

“Queremos que a população brasileira conheça e valorize esses espaços, pois cada um deles representa um momento de nossa história. Todos eles carregam consigo um legado importante para a cultura, a educação, o jornalismo e para os direitos humanos”, diz Rogério Sottili, diretor executivo do IVH.

Para o IVH, os lugares de memória são fundamentais para que a sociedade conheça sua própria história e a dos personagens relevantes para sua construção. Estes espaços também contribuem para a conformação de nossas identidades, cultura, formas de pertencimento, assim como nos ajudam a ressignificar certos acontecimentos históricos.

Sempre às segundas e quintas, o IVH vai publicar nas suas redes sociais artes e textos informativos explicando para seu público a importância dos espaços de memória. Conheça os espaços que fazem parte da campanha e ganharam croquis estilizados pela designer e artista gráfica Gaya Vieira:

Sede do Instituto Vladimir Herzog (Sumaré);
Praça Memorial Vladimir Herzog (atrás da Câmara Municipal de São Paulo);
Escola Vladimir Herzog (Cidade Tiradentes);
Redação Vladimir Herzog (TV Cultura);
Rua Vladimir Herzog (Água Branca);
Centro Acadêmico Vladimir Herzog (Faculdade Cásper Líbero);
Auditório Vladimir Herzog (Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo).

A campanha, que recebe apoio do Itaú Cultural, também convida o público a saber mais sobre Vlado no Acervo Vladimir Herzog e inicia um mapeamento dos lugares de memória que levam seu nome em todo o Brasil para uma segunda fase da campanha em 2023. Quem conhecer um lugar/espaço com o nome de Vladimir Herzog pode enviar as informações para o IVH neste formulário.