Visão jornalística da Família Real


05/09/2008


A jornalista Iza Salles lança nesta segunda-feira, dia 8, na Livraria Argumento (Rua Dias Ferreira, 417 — Leblon — Rio de Janeiro-RJ) o livro “O coração do Rei” (Editora Planeta), em homenagem aos 200 anos da chegada da Família Real ao Brasil.

A história é centrada em D. Pedro I e narrada, a partir dos bastidores da corte, por Frei Arrábida — que esteve ao lado do primeiro Imperador do Brasil por quase toda a sua vida —, de 12 de outubro de 1798, quando o infante começou a ser preparado para reinar, até 24 de setembro de 1834, quando morreu em Lisboa, após derrotar o irmão Miguel na guerra contra o absolutismo.

Frei António de Arrábida fazia parte do grupo de mestres responsáveis pela educação do filho de Dom João VI. Mais do que tutor, foi confidente e conselheiro de Dom Pedro e, por meio de seu relato, é possível conhecer a personalidade do “grande herói das Américas”, como o filósofo suíço Benjamim Constant se referia ao Imperador.

A pesquisa minuciosa da jornalista e escritora Iza Salles reconstrói em detalhes a época e o rigor dos acontecimentos. A formação política do Brasil é revelada ao longo dos capítulos, que narram conspirações e a relação do monarca com seu povo, parentes, amigos e mulheres.

Carreira

Formada em Jornalismo em 1965 pela então Universidade do Brasil, Iza Salles começou a atuar na imprensa como repórter no Jornal do Brasil e do Diário de Notícias. Em seguida, foi bolsista do Governo francês (Fondation des Sciences Politiques,1966-67). Presa pela ditadura militar brasileira em 1970, respondeu a processos em São Paulo e no Rio de Janeiro, por sua atuação nos jornais Opinião e Pasquim, onde assinava de Iza Freaza. Trabalhou também como correspondente do semanário português Expresso, entre 1981 e 2003. “O coração do Rei” é seu segundo livro — o primeiro, “Um cadáver ao sol”, foi publicado em 2005.