14 de agosto de 2022


Veja o passo a passo de como votar na eleição da ABI


18/12/2020


Veja o passo a passo de como votar na eleição da ABI

No próximo dia 18/12 (sexta-feira) entre 10hs às 20hs, a Associação Brasileira de Imprensa – ABI – realizará a sua primeira eleição totalmente virtual. Por razões impostas pela pandemia do Covid-19, este ano, não haverá urna na sede da entidade e tampouco apuração presencial. Os associados poderão votar de suas casas através de seus computadores PCs, celulares, tabletes, notebooks ou laptops.

Neste pleito serão escolhidos os novos 30 sócios (titulares e suplentes) que irão compor o terço do Conselho Deliberativo. Só uma chapa se inscreveu. A renovação deste terço do CD, contudo, faz parte de um movimento para o fortalecimento da instituição. É importante que todos os sócios em dia com a ABI participem deste processo.

Para facilitar a eleição, a Comissão Eleitoral juntamente com a empresa que prestará os serviços técnicos que possibilitarão o  “voto eletrônico” antecipam o passo a passo de como você irá participar desta votação inédita na história da entidade.

O texto que segue abaixo tem  a finalidade única e exclusiva de familiarizá-lo com  votação. No dia da eleição 18/12 (sexta-feira), todos os que estiverem em dia com a instituição  receberão novamente essas mesmas informações. Só que aí já valendo o voto.

1)Na hora de votar pela internet, o associado deverá acessar as instruções do e-mail que será enviado, no dia da eleição,  para o seu endereço eletrônico. Você também poderá votar pelo site da ABI, clicando no banner, localizado no lado direito superior da tela, onde estará escrito “Eleições 2020, vote agora”.

2)Feito isso, abre-se uma outra tela onde haverá três campos a serem preenchidos. Neles, o eleitor deverá escrever o CPF, o número da matrícula e o seu “Código/Senha”, enviados, na véspera da eleição,  através de e-mail específico para aqueles que estão aptos para votar.

3)Ao preencher esses três campos, uma nova tela se abrirá com os nomes das chapas, que concorrem à eleição. Após escolher a chapa, o associado deverá clicar no botão “votar”.

4)Uma mensagem de confirmação, com um código único, deverá aparecer.

5)Anote esse código, caso queira verificar, futuramente, sua opção.

Pronto, sua participação no processo eleitoral está concluída.

Atendendo a questionamentos, o presidente da Comissão Eleitoral, Antero Luiz Cunha, informa que o sistema de votação eletrônica permite que o eleitor anule o voto, se assim o desejar.

Publicado em: 16 de dez de 2020 às 10:10 

Siga a abi

© 2013 ABI - Associação Brasileira de Imprensa – todos os direitos reservados -Rua Araújo Porto Alegre, 71 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, Cep: 20030-012