Uruguaios homenageiam Mario Jakobskind


21/10/2009


O jornalista Mario Augusto Jakobskind, Conselheiro da ABI e membro da Comissão de Direitos e Liberdade de Expressão da Associação, recebeu o título de “Visitante Ilustre de Montevidéo” nesta segunda-feira, dia 19 de outubro.

A homenagem é um desagravo contra a sua prisão e expulsão do Uruguai em 1981,  quando fora escalado para cobrir a posse do então Presidente eleito Gregorio Alvarez, para a revista Cadernos do Terceiro Mundo:
— Cheguei na antevéspera da posse e comecei entrevistando lideranças políticas importantes para uma grande matéria. No dia D, bateram no meu quarto de hotel e me levaram preso. Depois de seis horas, me fizeram assinar um documento e me mandaram de volta para o Brasil no primeiro avião — lembra Jakobskind.

Presidida pelo Diretor de Assessoria Jurídica de Montevidéo, Javier Miranda, que representou o Prefeito Ricardo Ehrlich, a cerimônia foi realizada na Prefeitura da capital uruguaia. Além de ex-exilados políticos uruguaios, também estiveram presentes o Ministro da Indústria, Raúl Sendic, o Embaixador do Brasil no Uruguai, José Felício, o membro da Chancelaria Jerónimo Cardozo e o Diretor Geral de Área Econômica da Prefeitura, Luis Polakov.

A concessão do título “Visitante Ilustre de Montevidéo” é também um reconhecimento ao perfil solidário de Mario Augusto Jakobskind, que, durante os anos 70 e 80, abrigou diversos exilados políticos uruguaios no Rio de Janeiro, como salientou Javier Miranda.

Ainda na capital uruguaia, Jakobskind estará lançando o livro-reportagem “A pesar del bloqueo, 50 años de revolución”, escrito durante as suas várias passagens por Cuba. 

Raul Sendic, Mário e José Felício

Embaixador José Felício e Mário

Mário recebendo a medalha