UniRio homenageia Mário Barata


19/09/2008


Jornalista, crítico de arte, museólogo e historiador, Mário Barata integra a Galeria de Retratos dos professores eméritos da Universidade do Rio de Janeiro (UniRio) desde a manhã desta sexta-feira, dia 19.

O retrato de Mário Barata — que era membro do Conselho Deliberativo da ABI e integrou a Comissão Executiva do centenário da Casa — foi descerrado em cerimônia presidida pela Reitora da UniRio, Malvina Tania Tuttman, na presença da viúva do professor, a artista plástica Tiziana Bonazzola, e de dois de seus filhos, Branca e Flávio. O Presidente da ABI, Maurício Azêdo, também participou do ato.

Além da reitora, enalteceram a trajetória de Mário Barata a professora Maria de Lourdes Viana Lyra, em nome do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB),= e do Instituto Histórico e Geográfico do Rio de Janeiro (IHG-RJ); e o professor Mário Chagas, coordenador do Departamento de Museus do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Em seu discurso, Maria de Lourdes ressaltou que o saudoso professor, além das comissões organizadoras de colóquios internacionais, teve participação destacada na orientação de pesquisas importantes sobre a História da Arte no Brasil, que resultaram em teses de mestrado e doutorado aprovadas com louvor:
— Recuando no tempo, encontrei preciosos testemunhos que ratificam seu perfil de intelectual competente e engajado. Em 1956, o professor Quirino Campofiorito saudou Mário Barata na solenidade de sua investidura na Cátedra de História da Arte, na Escola Nacional de Belas Artes da UFRJ, declarando ter-se habituado a estimar o então jovem professor. Em 1987, o professor Joaquim Veríssimo Serrão saudou-o como titular da Cadeira nº 40 da Academia Portuguesa da História.

Mário Chagas, que é também professor da Escola de Museologia da UniRio, fez um discurso emocionado, em que apontou Mário Barata como “talvez um dos últimos polígrafos do País, ou seja, um intelectual com domínio de várias especializações”.

A mesa que coordenou a solenidade foi composta pela Reitora Malvina Tuttman e o Diretor da Escola de Museologia da UniRio, Ivan Coelho de Sá; a representante do IHGB e do IHG-RJ, Maria de Lourdes Lyra; o Presidente do Colégio Brasileiro de Genealogia, Carlos Eduardo Barata, sobrinho do homenageado; a Diretora do Museu Histórico Nacional, Vera Tostes; o coordenador do Departamento de Museus do Iphan, Mário Chagas; e a viúva Tiziana Barata.