Unesco condena morte de jornalista


18/04/2011


A Diretora-geral da Unesco, Irina Bokova, condenou nesta segunda-feira, 18 de abril, em Paris, o assassinato do radialista e jornalista brasileiro Luciano Leitão Pedrosa, apresentador do programa de televisão “Ação e Cidadania”, da TV Vitória, e da Rádio Metropolitana FM, na cidade de Vitória de Santo Antão, em Pernambuco.  Ele foi morto com um tiro quando estava em um restaurante, no dia 10 de abril.
 
 
O motivo do crime teria sido a série de reportagens que Luciano apresentou no programa “Ação e Cidadania”, sobre a atuação de grupos criminosos incluindo críticas às autoridades locais. As matérias foram transmitidas ainda pela Rádio Metropolitana FM. O Comitê para a Proteção dos Jornalistas (CPJ) também fez críticas ao ato de violência que matou o jornalista.
 
 
Irina Bokova pediu que as autoridades brasileiras tomem providências contra a onda de violência que tem atingido jornalistas no País, afirmando que o jornalismo é uma atividade que deve ser exercida com liberdade:
— Os jornalistas devem ser livres para trabalhar sem medo. O debate público para o qual eles contribuem está no cerne da governança democrática. O assassinato de Luciano Leitão Pedrosa é um ataque direto contra esse debate, e contra o direito humano fundamental da liberdade de expressão. Eu condeno este e outros assassinatos, que não devem ficar impunes, disse a Diretora-geral da Unesco.
 

Irina Bukova disse lamentar que ataques a jornalistas sejam crimes que vêm acontecendo com freqüência no Brasil. Ela lembrou o episódio dos tiros contra do blogueiro Ricardo Gama, no dia 22 de março, em Copacabana, no Rio de Janeiro.

 
 
 
* Com informações da Unesco.