Uma aula de Jornalismo no Cine ABI


19/09/2008


 Carl Bernstein e Bob Woodward

Carl Bernstein (Dustin Hoffman) e Bob Woodward (Robert Redford), jornalistas do Washington Post, investigam a invasão da sede do Partido Democrata, ocorrida durante a campanha presidencial nos EUA, em 1972. A reportagem traz à tona uma grande rede de espionagem e corrupção, resultando na renúncia do Presidente Richard Nixon, do Partido Republicano, em 1974, no famoso escândalo Watergate.

Esta é a trama de “Todos os homens do Presidente” (“All the President’s men”), baseado nos fatos reais depois descritos em livro por Woodward, que, juntamente com Bernstein, conquistou o Prêmio Pulitzer pelo relato dos 26 meses de investigação do caso. O filme intercala cenas históricas com as dirigidas por Alan J. Pakula, e conquistou os Oscar de melhor ator coadjuvante (Jason Robards), direção de arte, som e roteiro.

                          José Luiz da Silva

O aposentado José Luiz da Silva, pela primeira vez na platéia do Cine ABI, sublinha o bom desempenho do elenco, em especial da dupla Hoffman e Redford:
— É muito bom rever este filme, que ilustra com clareza a queda do Presidente Nixon. O grande trunfo fica por conta da atuação dos protagonistas. O espectador ganha a compreensão da estrutura de trabalho dos repórteres e o dia-a-dia da redação, em meio à sucessão de fatos que originaram o escândalo.

O cinéfilo Paulo Santos destaca o contexto jornalístico do filme e o papel da imprensa na construção da ética nas sociedades democráticas:
— Os Estados Unidos, sempre com pretensões ambiciosas de ser o mandatário do mundo, à época curvou-se diante de pessoas que têm o jornalismo no DNA.

Paulo acrescenta que a imprensa brasileira tem conseguindo superar tentativas de obstrução ao seu trabalho:
— Em hipótese alguma o jornalismo deve aceitar interferências, como a quebra do sigilo da fonte proposta pelo Ministro Nelson Jobim. Apesar das ausências de Fernando Barbosa Lima e Fausto Wolff, há ainda grandes nomes nas trincheiras do jornalismo, como Helio Fernandes e Elio Gaspari.