UFRJ lança revista Versus


28/04/2009


O Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) lançou no último mês de março o primeiro número da revista Versus, nas versões impressa e online.

A publicação, de caráter interdisciplinar, tem por objetivo integrar o pensamento crítico nas diversas áreas do conhecimento, estabelecendo o debate dos problemas sociais, econômicos, políticos e culturais da sociedade contemporânea, a partir de uma perspectiva global.

A edição zero da Versus foi publicada em dezembro de 2008 com matérias dedicadas à crise econômica mundial.

O tema volta ao centro do debate no editorial e na seção “Entrevista”, de março, que traz o Presidente do Ipea, Márcio Pochmann, traçando o perfil da situação econômica e seus efeitos no Brasil e no mundo.

Na editoria “Brasil”, o jornalista e mestre em Ciência Política, Nilmário Miranda, fala sobre os 30 anos da primeira Lei de Anistia, aprovada pelo Congresso Nacional em agosto de 1979 (Lei nº 6653).
— Pelo seu caráter restrito, pela visível incompletude e por ter excluído dos efeitos da Lei amplos setores dos atingidos pela repressão, necessitou de um segundo momento – a Lei 9140/95 conhecida como Lei dos Mortos e Desaparecidos Políticos — e de um terceiro momento — a Lei 10559/2002 — que instituiu a atuante Comissão de Anistia. Na medida em que a democracia se consolida e os direitos humanos ganham espaço, anistia ganhou ressignificados e é recolocada em discussão, ressalta Nilmário Miranda, que presidiu a Comissão Externa para os Mortos e Desaparecidos Políticos, e foi Ministro da Secretaria Especial de Direitos Humanos, entre 2003 a 2005. 

Revolução

Frei Betto assina o texto “Recuerdos de Cuba — À luz dos 50 anos de revolução”, na seção “Especial”. O frade dominicano, teólogo, antropólogo, filósofo, jornalista e escritor — autor de cerca de 40 obras, editadas em vários países, analisa questões que envolvem a Igreja, o socialismo, a luta contra a repressão, educação.

A editoria “Internacional” traz entrevista exclusiva com o ex-bispo Fernando Lugo, Presidente do Paraguai — atualmente envolvido em uma série de escândalos sexuais.

Lugo fala sobre as mudanças internas e nas relações com os demais países da América Latina, sobretudo o Brasil. 

Conflitos

Abrindo a série de artigos sobre o Oriente Médio, Dina Lida Kinoshita, membro da cátedra da Unesco de Educação para a Paz, Direitos Humanos, Democracia e Tolerância, junto ao Instituto de Estudos Avançados da USP, e Esther Kuperman, que integra a Coordenação dos Amigos Brasileiros do Paz Agora — grupo de pacifistas que atua no âmbito internacional em defesa do entendimento entre israelenses e palestinos, mergulham no universo histórico do conflito e no drama que assola a região. 

Ciência e cultura

A descoberta do crânio de Luiza, fóssil com idade estimada de 12 mil anos, o mais antigo das Américas, é tema da seção “Personagem”, que sublinha a relevância do fato no campo de investigação científica sobre a ocupação do continente.

O leitor de Versus encontra ainda dicas de especialistas nas áreas de literatura, música, cinema, teatro e a opinião de grandes nomes como o violonista Turíbio Santos, que fala sobre o papel da universidade brasileira.