UERJ debate a “Revolta da Chibata”


03/09/2010


A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) realiza nos dias 9 e 10 de setembro, no auditório 33, o seminário internacional “Revolta da Chibata — 100 anos: História e historiografia”, sobre o levante de marinheiros ocorrido em 1910, contra os castigos físicos impostos a eles pelos oficiais brancos.
 
O movimento, liderado por João Cândido, o Almirante Negro, foi narrado no livro-reportagem do jornalista Edmar Morel publicado em 1959.
 
O seminário é organizado pelos historiadores Marco Morel(UERJ/CNPq), Sílvia Capanema(Universidade de Paris 13), Tânia Bessone(UERJ/CNPq e Faperj), e pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro(UERJ), com apoio de agências de financiamento científico. O evento será gratuito, aberto ao público e serão fornecidos certificados de presença para quem comparecer ao menos a três sessões.
 
O objetivo do encontro é reunir pela primeira vez os principais pesquisadores especialistas do tema na atualidade, buscando contemplar a pluralidade de abordagens sobre o assunto. Trata-se, portanto, de criar oportunidade para apresentação e debate dos resultados de tais trabalhos com a comunidade científica (desde alunos de Graduação até professores e pesquisadores de Pós-Graduação) e com um público de interessados no ano do centenário da Revolta da Chibata.
Para além da memória da cidade do Rio de Janeiro, da Marinha Nacional e de movimentos sociais, o levante tornou-se um dos tópicos da História do Brasil no período da Primeira República e recebeu, sobretudo a partir dos anos 1990 e 2000, um novo tratamento e interesse historiográfico no país e no exterior.
Estão previstas duas apresentações na parte da manhã – eventualmente três no segundo dia – e duas à tarde, totalizando oito ou nove palestrantes, a serem confirmados. A apresentação de cada expositor terá duração de 40 minutos e será seguida por um debate de 20 minutos.
Veja a programação completa:
 
Dia 9

9h30– Recepção

10h às 12hContexto, idéias e recepção nacional e internacional

Coordenador: André Campos (Departamento de História da UERJ)

Tania Maria Tavares Bessone da Cruz Ferreira: “A imprensa e o contexto da Revolta da Chibata: história e historiografia”.

Joseph Love, da Universidade de Illinois: “Revolta da Chibata: dimensões internacionais, aspectos ideológicos e perspectivas novas da segunda rebelião”.

14h às 16hMemória e Marinha

 
Coordenador: Marco Morel (UERJ)
 
José Miguel Arias Neto: UEL: “A revolução dos marinheiros de 1910 – Memória e Historiografia”

Hélio Leôncio Martins, do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro:

“A criação de um mito”

Dia 10

9h30- Recepção

10h às 12h- Identidades, trajetórias e circulações

Coordenadora: Tania Maria Tavares Bessone da Cruz Ferreira, UERJ- CEO-Pronex – CNPq

Zachary Ross Morgan, Boston College: “Radicalismo transatlântico e as raízes britânicas da Revolta da Chibata”

Sílvia Capanema Pereira de Almeida, Universidade de Paris 13: “Vidas de marinheiro no Brasil republicano: identidades e lideranças da revolta de 1910”

14h às 16h- Historiografia, sentidos e novas aberturas

Coordenadora: Sílvia Capanema Pereira de Almeida,Universidade de Paris 13

Mário Maestri, UPF: “A Revolta dos Marinheiros Negros de 1910: o nacional, o internacional, o passado e o presente”

Álvaro Pereira do Nascimento, UFRRJ – CEO-Pronex – PROCAD,
Revolta da Chibata: história e historiografia”

18h- Exibição do documentário “João Cândido e a luta pelos Direitos Humanos”  – Direção de Tania Quaresma e produzido pela Fundação Banco do Brasil. Debate com Adalberto Cândido, filho do marinheiro João Cândido, e com os organizadores do evento.

*Com informações da UERJ.