Twitter divulga temas mais comentados em 2010


13/12/2010


O Twitter divulgou nesta segunda-feira, dia 13, a lista dos assuntos mais comentados na rede de microblogs ao longo de 2010.  Para elaborar o relatório, foram analisados todos os 25 milhões de tuítes enviados em 2010. 

De acordo com a empresa, o vazamento de petróleo no Golfo do México foi o assunto mais comentado no site neste ano. Na seqüência, aparecem a Copa do Mundo, o filme “A Origem”, o terremoto no Haiti, vuvuzela, iPad, Google Android, o cantor e ator Justin Bieber, o filme “Harry Potter & the Deathly Hallows” e o polvo Paul.

“A lista dos tópicos mais comentados reflete o que está acontecendo em nosso mundo, demonstra o poder de transformar qualquer acontecimento ou história em uma experiência compartilhada, e ressalta o valor do Twitter como uma rede de informação em tempo real”, informou a porta-voz do Twitter no blog da empresa.

O relatório contém ainda outras oito listas, que dividem os assuntos nas categorias notícias, pessoas, filmes, televisão, tecnologia, Copa do Mundo, esportes e hashtag.

Na Categoria pessoas, a Presidente eleita Dilma Rousseff aparece como a segunda mais comentada. O “cala a boca, Galvão”, ocupa o 4° lugar da categoria Copa do Mundo. A hashtag mais usada em 2010 foi #remeberwhen, seguida por #slapyourself e #confessiontime.
 
O estudo revelou ainda a tendência de consumo dos internautas. No ranking, somando 19% das citações, os sete produtos mais requisitados são: livro, ingresso, CD, roupa, DVD, celular e camiseta.
 
* Com informações da Folha de S. Paulo, Exame, O Globo.