TV Jornal recebe homenagem por prêmio internacional


18/10/2016


tv-jornal

Equipe do TV Jornal (Foto: Reprodução)

A TV Jornal foi homenageada pela Câmara de Vereadores do Recife, com um voto de aplauso para a série de reportagens Diário de uma Epidemia, sobre as crianças com microcefalia em Pernambuco. O voto de aplauso foi proposto pelo vereador André Régis por causa do prêmio Global Health Reporting Contest, uma parceria do Centro Internacional para Jornalistas com a Johnson & Johnson.

A TV Jornal foi a primeira emissora de televisão do país a receber o prêmio, que está na terceira edição e tem como objetivo aumentar a quantidade e a qualidade na cobertura jornalística das principais questões de saúde em países em desenvolvimento. O Centro Internacional para Jornalistas é uma instituição da Knight Foundation, uma das mais importantes entidades de jornalismo do mundo.

A entrega do prêmio global de saúde foi no dia 5 deste mês, na sede do The New York Times, em Nova Iorque.

A série

Em Diário de Uma Epidemia, exibida de 04 a 06 de maio deste ano, a repórter Mariana Barros, que na época estava grávida do primeiro filho, mostrou o drama de mães de bebês com microcefalia em Pernambuco. Como num diário, com relatos em primeira pessoa, Mariana abordou a angústia das gestantes, inclusive a dela, nos exames que acompanham o desenvolvimento do bebê.

A série mostrou também os obstáculos enfrentados pelas mães, em sua maioria muito pobres, na busca de tratamento para os bebês já diagnosticados com a doença. O primeiro diagnóstico de microcefalia ligada ao zika vírus surgiu em Pernambuco. O Estado lidera o número de casos da doença, que está intimamente ligada à pobreza e à falta de acesso a saneamento básico.

Diário de Uma epidemia teve edição de texto de Mônica Carvalho e Vanessa Cortez, edição de imagens de Eriberto Pereira, arte de Catarina Farias e imagens de Luiz Carlos e Edilson Alves. A série também foi vencedora do prêmio Cristina Tavares de Jornalismo desse ano.

A diretora de jornalismo da TV e Rádio Jornal, Beatriz Ivo, destaca que esse prêmio é resultado de um trabalho de equipe e representa o reconhecimento do empenho da TV Jornal em abordar questões relevantes para Pernambuco e que precisam de visibilidade. “A epidemia da microcefalia em Pernambuco não é fruto do acaso. É consequência de inúmeros erros de gestão pública. E o nosso papel é cobrar e denunciar o problema para que fatos de tamanha gravidade não se repitam. O reconhecimento internacional  ao nosso bom jornalismo mostra que estamos no caminho certo e com os olhos abertos, pois mostra que estamos no caminho certo do bom jornalismo”, ressalta Beatriz.

Fonte: Folha de S.Paulo