TUCA recebe Caravana da Anistia nesta sexta


15/03/2011


O Ministério da Justiça, em parceria com a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), realiza nesta sexta-feira, dia 18, às 9h, a 48ª Caravana da Anistia, no Teatro da Universidade Católica de São Paulo (TUCA), na capital paulista. Serão julgados os processos de Denise Maria de Moraes Santana Fon, Elza Ferreira Lobo e Emílio Borsari Assirati e Maria Aparecida Antunes Horta, perseguidos políticos ligados à área da Educação.
 
O evento abrirá o ciclo de atividades em comemoração aos 10 anos da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, criada em 2001, e aos três anos de criação das Caravanas da Anistia. Desde então, mais de 1 mil requerimentos de anistia foram julgados.
 
Durante a sessão será apresentado o novo símbolo das Caravanas em substituição à Bandeira das Liberdades Democráticas – que por onde passou recebeu um pedaço de pano com símbolo da entidade parceira formando uma grande bandeira democrática em prol dos direitos humanos.
 
Na seqüência, será inaugurada a exposição “Sala Escura da Tortura”, organizada pelo Instituto Frei Tito Alencar, do Ceará. O projeto, elaborado durante a década de 1970, reúne seis grandes painéis gráficos ilustrando práticas de tortura empregadas no Brasil durante a ditadura.
 
Concebidas a partir dos relatos de Frei Tito durante o exílio, as obras foram expostas pela primeira vez no Museu de Arte Moderna de Paris, em 1977, para denunciar os crimes contra a humanidade que vinham sendo praticados pelas ditaduras na América do Sul.
 
A mostra será exibida na Sala Visconde de São Leopoldo, na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco da USP, nos dias 18 e 19 de maio.
 
A exposição é a primeira atividade do projeto Marcas da Memória, do Ministério da Justiça, que seleciona projetos de entidades sociais de todo o Brasil para a realização de eventos culturais que resgatem a memória dos anos de repressão no País.
 
UNE
nbsp;

Fundado em 1965, o Teatro da Universidade Católica de São Paulo (TUCA) foi palco de manifestações políticas importantes durante a ditadura. Em 22 de setembro de 1977, o teatro foi invadido por agentes da repressão durante o III Encontro Nacional dos Estudantes, que reuniu mais de 2 mil jovens em prol da reorganização da UNE. Professores, alunos e funcionários do campus Monte Alegre foram atacados com bombas e presos.

*Com informações do Ministério da Justiça.