TSE discute impacto de Whatsapp nas eleições


16/10/2018


Membros do Conselho Consultivo sobre Internet e Eleições vão se conversar nesta terça-feira (16/10) com representantes do WhatsApp para discutir o impacto do uso do aplicativo nas eleições brasileiras deste ano. A reunião será através de videoconferência, já que os executivos da empresa ficam na Califórnia (EUA).

A decisão de conversar com o WhatsApp foi tomada depois que uma reunião entre membros do Conselho concluiu que a plataforma digital foi indevidamente utilizada por grupos de usuários para disseminação de mensagens falsas durante o primeiro turno da eleição. O encontro foi realizado no dia 10 de outubro, no Gabinete da presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). De acordo com o Conselho, os responsáveis pelas mensagens e vídeos não foram identificados e seus conteúdos tinham como principais objetivos abalar a confiança do eleitor nas urnas eletrônicas e no sistema eleitoral brasileiro.

Integram o Conselho representantes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do Ministério Público Eleitoral, do Comitê Gestor da Internet no Brasil, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e da SaferNet Brasil. O órgão volta a se reunir no próximo dia 22, seis dias antes do segundo turno.

Fonte: Portal Imprensa