Troféu Audálio Dantas 2023 será entregue na terça-feira, dia 6 de junho, na Câmara Municipal de São Paulo


05/06/2023


Cinco jovens do jornalismo profissional e um veterano repórter consagrado recebem nesta terça-feira (6), às 19 horas, o Troféu Audálio Dantas – Indignação, Coragem, Esperança no Auditório Prestes Maia / Plenarinho da Câmara Municipal de São Paulo.

Esta 4ª Edição do prêmio homenageia Bruno Paes Manso, Gregório Duvivier, Juliana Dal Piva, Leonardo Sakamoto, Rene Silva e Valmir Salaro.

O evento ainda celebrará o Dia do Jornalista (7 de abril) e o Dia Nacional da Liberdade de Imprensa (7 de junho). O troféu é uma escultura de Roger Matua a partir de um desenho de Laerte.

O prêmio tem curadoria da Família Kunc Dantas, OBORÉ e conta com o apoio da Agência Sindical, Artivistas, Associação Brasileira de Imprensa, Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, Associação Brasileira de Pesquisadores em jornalismo, Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos no Estado de São Paulo, Associação Paulista de Jornalistas Veteranos, Associação Profissão Jornalista, Canal da Praça, Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, Centro Acadêmico Benevides Paixão / PUC-SP, Centro Acadêmico Lupe Cotrim / ECA-USP, Centro Acadêmico Vladimir Herzog / Cásper Líbero, Coletivo Amigos de Paúba, Coletivo Café Sem Pauta, Colibri & Associados Comunicações, Comitê de Comunicadores do PCdoB de São Paulo, Constructo, Escola Municipal de Ensino Fundamental Vladimir Herzog, Federação dos Professores do Estado de São Paulo, Federação Nacional dos Jornalistas, Gabinete Vereador Eliseu Gabriel, Instituto do Memorial de Artes Gráficas do Brasil, Instituto Elifas Andreato, Instituto Premier, Instituto Vladimir Herzog, Jornalistas & Cia, Pimp My Carroça e Cataki, Projeto Repórter do Futuro, Rede Nacional de Observatórios de Imprensa, Ricardo Viveiros & Associados, Sindicato dos Professores de SP, Sindicato dos Jornalistas de Alagoas, Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, União Brasileira de Escritores.

Outras entidades interessadas em associar-se às homenagens poderão fazê-lo até 2 de Junho (sexta), através do e-mail reporterdofuturo@obore.com ou do WhatsApp (11) 97360-1975.

História

A primeira e única edição do prêmio jornalístico Indignação, Coragem, Esperança, criado por iniciativa da Agência Sindical, Barão de Itararé e OBORÉ, foi entregue ao próprio Audálio em 8 de julho de 2017, dia do seu aniversário de 88 anos.

Depois de seu falecimento, em 30 de maio de 2018, o Troféu foi rebatizado, ganhou novas adesões de entidades de jornalistas, defesa da democracia e se tornou um prêmio unitário com o propósito de lembrar a importância do Audálio em momentos cruciais da história recente do Brasil e iluminar a trajetória de jornalistas que lutam pela democracia e contra as injustiças.

Conhecido como o repórter que revelou Carolina Maria de Jesus e seu Quarto de Despejo: diário de uma favelada, Audálio esteve à frente do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo e organizou junto a defensores da democracia o ato ecumênico por Vlado, ocorrido na Catedral da Sé em 1975. Em 9 de Junho de 2008, o jornalista recebeu da Câmara Municipal de São Paulo, através do vereador Eliseu Gabriel (PSB), o título de Cidadão Paulistano.

Audálio iniciou sua carreira como fotógrafo na Folha de S.Paulo e passou pelos mais importantes veículos de comunicação do seu tempo. Integrou as equipes das revistas O Cruzeiro, Realidade, Veja e Quatro Rodas. Além de As Duas Guerras de Vlado Herzog (2012), Audálio é autor de outros livros, como O Tempo de Reportagem (2012), A Infância de Ziraldo (2012), O Menino Lula (2005), Graciliano Ramos (2005) e Repórteres (1997).

A primeira homenageada com o Troféu Audálio Dantas – Indignação, Coragem, Esperança foi Patrícia Campos Mello, de forma virtual, em 2020, no meio dos piores momentos da pandemia. Mara Régia Di Perna, Luis Nassif e Jamil Chade, em 2021. Julian Assange, Eliane Brum e os jornalistas do Consórcio de Veículos de Imprensa / cobertura da pandemia em 2022.

Serviço

Quando: 6 de junho, terça-feira
Horário: 19 horas
Local: Auditório Prestes Maia – Plenarinho da Câmara Municipal de São Paulo, 1º andar
Contato para imprensa: Camilo Mota (37) 99911-4262 / Canal da Praça (pmvladimirherzog@gmail.com)