Tribunal decide libertar dois jornalistas na Turquia


11/01/2018


Os jornalistas presos Mehmet Altan e Sahin Alpay

O Tribunal Constitucional da Turquia decidiu na quinta-feira que os jornalistas presos Mehmet Altan e Sahin Alpay serão libertados, afirmando que seus direitos foram violados, informou a CNN Turca.

Os advogados dos jornalistas disseram que a decisão do tribunal poderá criar um precedente para dezenas de outros jornalistas que estão sendo julgados na Turquia.

Os dois jornalistas, que estão presos por mais de um ano, foram detidos depois do fracassado do golpe de 2016, quando o presidente Tayyip Erdogan lançou uma repressão generalizada que os críticos dizem que está sendo usada para sufocar a dissidência.

Altan e Alpay foram acusados de ligações com grupos terroristas e tentativa de derrubar o governo, acusações que eles negaram.

Desde a tentativa de golpe de julho de 2016, a Turquia prendeu mais de 50 mil pessoas e fechou mais de 130 serviços de mídia. Cerca de 160 jornalistas foram presos, segundo a Associação Turca de Jornalistas. Grupos internacionais de jornalismo dizem que a Turquia é agora o país com mais jornalistas presos.

Muitos dos repórteres presos foram acusados de espalhar propaganda para o Partido dos Trabalhadores do Curdistão proibido (PKK) ou de ligação com o clérigo Fethullah Gulen, a quem Ancara acusa de planejar o golpe fracassado e que está nos Estados Unidos.