The Washington Post: Trump mente 7,6 vezes ao dia


02/08/2018


Presidene Donald Trump (Crédito: Reuters)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, divulgou 4.229 informações falsas ou imprecisas desde que assumiu o governo, há 558 dias, informou ontem (1/8) o jornal americano The Washington Post (WP). Isso resulta em uma média geral de 7,6 afirmações mentirosas por dia.

A publicação afirma, porém, que a taxa tem se intensificado recentemente. Em junho e julho, a média diária de informações incorretas saltou para 16, totalizando 978 em apenas dois meses. Nos primeiros 100 dias de governo, quando o jornal americano começou a contabilizar as mentiras do presidente, a média era de 4,9 afirmações falsas ou imprecisas, que foram checadas pelo jornal.

Em outras palavras, Trump fez um total de 2.140 afirmações mentirosas ou erradas no seu primeiro ano de governo, mas, apenas seis meses depois, dobrou esse valor. Há um dia específico, 5 de julho, em que o presidente bateu seu próprio recorde, despejando 79 alegações falsas em apenas 24 horas.

Boa parte das informações, porém, se repetem – o WP contabiliza cada dado falso proferido, mesmo que ele já tenha sido dito por Trump em outras ocasiões. A publicação enumerou 150 afirmações incorretas que Trump repetiu por, no mínimo, três vezes – algumas dessas informações foram proferidas com uma frequência muito mais alta do que isso.

Fonte: Veja